Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Sob decisão judicial, Aneel aprova conversão de contratos de térmicas para Amazonas Energia

A mudança nos contratos é das condições apontadas como necessárias para a troca de controle da concessionária.

07/10/2024 às 22:00

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta segunda, 7, que foi assinado um despacho autorizando a conversão dos contratos de Usinas Termoelétricas (UTEs) com fornecimento para a Amazonas Energia. O regulador reforça, em nota, que está agindo sob “estrito cumprimento de decisão judicial”.

PUBLICIDADE

O processo sobre o tema estava empatado. A mudança nos contratos é das condições apontadas como necessárias para a troca de controle da concessionária da distribuidora do Estado.

Na quinta-feira, a Justiça Federal do Amazonas (1ª Vara Federal Cível) deu 24 horas para a aprovação pela Aneel da troca de controle da concessionária. O parecer da Justiça também citou a necessidade de aprovar a conversão desses contratos.

O assunto envolve as UTEs Ponta Negra, Manauara, Cristiano Rocha, Tambaqui, Jaraqui e Aparecida. A Medida Provisória nº 1.232/2024, que trata da recuperação da Amazonas Energia, permite uma mudança de conta que será utilizada para pagar pelo uso das térmicas.

Com a conversão, as seis usinas contratadas inicialmente para suprimento no Norte passam a ter contratos de energia de reserva, custeados por todos os consumidores de energia do País.

PUBLICIDADE

Durante a discussão dos diretores em reunião pública, um dos pontos de impasse foi a necessidade de anuência da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) antes da assinatura do termo para a conversão de contratos.

Além da aprovação dessa mudança, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, aprovou em caráter monocrático o plano de transferência para a Âmbar Energia, também cumprindo decisão judicial. O movimento foi criticado por fontes ouvidas pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).

“A aprovação do Plano de Transferência e da conversão dos contratos de energia se dá em caráter naturalmente precário e perdurará apenas enquanto vigorar a decisão judicial, em face da qual a Aneel seguirá envidando esforços de atuação processual, seja no Agravo de Instrumento já interposto, seja em novas medidas a serem avaliadas junto aos órgãos de atuação contenciosa da Procuradoria-Geral Federal”, disse em nota o regulador.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Política

Quatro dos cinco deputados mais faltosos da Aleam votaram contra a reeleição de Adjuto Afonso

Os números têm como base o relatório de frequência disponibilizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas.

há 17 minutos

Política

Arregou? Omar Aziz desiste de ação para derrubar vídeo de Wilson Lima sobre Operação Maus Caminhos

Senador havia acionado a Justiça para retirar publicação das redes sociais do ex-governador.

há 22 minutos

Manaus

Prefeitura multa petroquímica Innova em R$ 4,5 milhões após vazamento de estireno em Manaus

Segundo o secretário da Semmas, François Matos, penalidade foi aplicada pela emissão de gases.

há 43 minutos

Amazonas

Amazonas está preparado para enfrentar outra temporada de queimadas com a chegada do El Niño? Especialistas respondem

Especialistas analisam os riscos do novo El Niño, os impactos esperados para o Amazonas e as ações adotadas pelo Estado para enfrentar a estiagem.

há 52 minutos

Manaus

Vazamento de estireno em Manaus: 149 pessoas foram atendidas, oito seguem internadas e aulas continuam suspensas em 12 escolas

Órgãos estaduais mantêm operação no Distrito Industrial após acidente químico.

há 1 hora