- (Foto: Divulgação)
A eleição para a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), encerrada nesta segunda-feira (14), apontou não apenas uma nova liderança, mas também tendências claras dentro da comunidade acadêmica. Com 52,86% dos votos, a Chapa 57 — composta por Tanara Lauschner e Geone Maia — saiu vitoriosa, demonstrando um forte alinhamento com o segmento estudantil, que foi decisivo para o resultado.
Dos 8.089 votos obtidos pela chapa vencedora, 6.640 vieram de discentes, número significativamente superior ao dos votos recebidos por docentes (966) e técnicos-administrativos (483). O expressivo apoio estudantil não só garantiu a vitória no segundo turno, como sinaliza uma escolha por propostas que dialogam com demandas juvenis, inovação acadêmica e transformação institucional.
PUBLICIDADE
Em contraposição, a Chapa 25, formada pelos professores Marcos Freitas e Armando Júnior, obteve 5.062 votos, somando 706 votos de docentes, 894 de técnicos-administrativos e 3.462 de estudantes. Apesar de contar com apoio considerável entre os servidores técnico-administrativos, a chapa não conseguiu superar a vantagem entre os discentes da concorrente.
A nova gestão da Ufam assume agora o desafio de representar um corpo acadêmico diverso e de consolidar a confiança depositada sobretudo por seus estudantes, que se mostraram protagonistas neste processo eleitoral.