Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TCE-AM abre investigação sobre licitação da Prefeitura de Manacapuru por suspeita de irregularidades

Tribunal de Contas analisa pedido para suspender pregão eletrônico após auditores apontarem indícios de possíveis ilegalidades no processo licitatório.

Por Arquipo Goes

16/07/2026 às 07:28

  • O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) abriu investigação para apurar supostas irregularidades em um pregão eletrônico da Prefeitura de Manacapuru, sob gestão da prefeita Valcileia Maciel (MDB) (Processo nº 15979/2026).
  • A apuração foi iniciada após manifestação da Ouvidoria do TCE-AM, analisada pela Secretaria-Geral de Controle Externo (SECEX), que apontou indícios de ilegalidades e solicitou medida cautelar para suspender a licitação.
  • A representação também cita Mayacita Nayana de Menezes Pinheiro, indicada como presidente da Comissão de Contratação e responsável pela condução técnica do pregão; o processo será relatado pelo conselheiro Josué Cláudio de Souza Neto.
  • O TCE-AM afirma que a representação atende aos requisitos legais e reúne elementos suficientes para investigação, mas ainda não divulgou o objeto do pregão nem decidiu sobre a suspensão, que está sob análise do relator.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Prefeitura de Manaus FOTO: Reprodução

Notícias do Amazonas – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) abriu uma investigação para apurar supostas irregularidades em um pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Manacapuru, administrada pela prefeita Valcileia Maciel (MDB). A representação foi admitida por meio do Despacho de Admissibilidade nº 957/2026-GP e tramita sob o Processo nº 15979/2026.

A apuração foi instaurada após manifestação encaminhada pela Ouvidoria do TCE-AM e analisada pela Secretaria-Geral de Controle Externo (SECEX), que apontou indícios de possíveis ilegalidades na condução do procedimento licitatório.

PUBLICIDADE

Leia também: MP-AM recomenda concurso público para regularizar Guarda Municipal em Maraã

Processo foi instaurado após manifestação recebida pela Ouvidoria e analisada pela SECEX. FOTO: Reprodução

Por que o TCE-AM abriu a investigação?

Segundo o despacho de admissibilidade, auditores da SECEX identificaram indícios de irregularidades no pregão eletrônico e solicitaram a adoção de medida cautelar para suspender a licitação.

O objetivo, conforme o Tribunal, é evitar eventuais prejuízos aos cofres públicos até que o mérito da representação seja analisado.

Até o momento, o pedido de suspensão ainda será apreciado pelo relator do processo.

Quem é alvo da apuração?

Além da Prefeitura de Manacapuru, a representação também cita Mayacita Nayana de Menezes Pinheiro, identificada como presidente da Comissão de Contratação do município e responsável pela condução técnica do pregão investigado.

PUBLICIDADE

O processo será relatado pelo conselheiro Josué Cláudio de Souza Neto.

O que diz o Tribunal?

De acordo com o TCE-AM, a representação atende aos requisitos previstos na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e na Resolução nº 04/2002 da Corte de Contas.

O despacho informa ainda que a denúncia reúne documentos e elementos considerados suficientes para justificar a abertura da investigação.

Qual licitação está sendo investigada?

Até o momento, o Tribunal de Contas não divulgou qual é o objeto do pregão eletrônico investigado.

Também não houve decisão sobre a suspensão da licitação, que permanece sob análise do relator.

Experiência Regional

Nos últimos meses, o TCE-AM tem intensificado a fiscalização sobre contratos e licitações de municípios do Amazonas. A abertura de uma investigação não representa condenação ou confirmação de irregularidades, mas permite que o Tribunal reúna provas e analise a legalidade dos atos administrativos antes de uma decisão definitiva.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Acerto de contas: Jovem é executado com 8 tiros na cabeça no Crespo, em Manaus

A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investigará o caso.

há 20 minutos

Manaus

Família oferece recompensa de R$ 2 mil por Rottweiler desaparecido em Manaus

Cachorro sumiu no bairro Flores e mobiliza campanha nas redes sociais. No mesmo período, uma Rottweiler foi resgatada perdida no bairro Planalto e procura pelos donos.

há 20 minutos

Manaus

Bombeiros mantêm monitoramento em fábrica de Manaus após incidente que deixou moradores em alerta

Apesar de o vazamento ter sido controlado, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil permanecem no Distrito Industrial acompanhando a situação para garantir a segurança da população.

há 50 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro diz não conhecer “Sicário” após foto com aliado de Daniel Vorcaro vir à tona

Senador afirmou que costuma tirar fotos com apoiadores e disse ser impossível saber quem são todas as pessoas que se aproximam dele. Imagem foi divulgada por portal de notícias e contestada pelo parlamentar.

há 1 hora

Manaus

Vazamento de estireno no Distrito Industrial deixa 16 pessoas sob avaliação médica, diz SES-AM

Defesa Civil orienta moradores a manterem ambientes ventilados.

há 1 hora