O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

TCE-AM manda prefeito de Parintins suspender licitação milionária por suposto favorecimento a empresa

Com a suspensão da licitação, o processo ficará parado até que as irregularidades sejam investigadas e esclarecidas.

Por Jonas Souza

25/03/2025 às 19:09 - Atualizado em 26/03/2025 às 10:32

Notícias do Amazonas – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou a suspensão de um processo licitatório no município de Parintins após a identificação de supostas irregularidades. A decisão atinge diretamente a administração do prefeito Mateus Assayag, que foi notificado a prestar esclarecimentos no prazo de cinco dias. O certame envolve a construção de um ginásio cultural e esportivo na Avenida das Nações, e a medida cautelar foi publicada no Diário Oficial da Corte de Contas nesta quinta-feira (06).

A denúncia foi apresentada pela empresa RAIFRAN B. DA SILVA, que alegou ter sido desclassificada de forma irregular durante o processo licitatório para a construção do Ginásio Poliesportivo da Escola Senador João Bosco. Segundo a empresa, sua proposta atendia integralmente aos critérios do edital e era a mais vantajosa, mas foi excluída do certame sem justificativa plausível.

PUBLICIDADE

Na representação encaminhada ao TCE, a denunciante argumenta que a concorrência teria favorecido a empresa J C CONSTRUÇÕES DE EDIFÍCIOS LTDA, vencedora do contrato no valor de R$ 1.605.115,59. A ação destaca que a desclassificação sem fundamentação configura violação aos princípios da legalidade e publicidade, pilares essenciais da administração pública.

Diante das alegações, o conselheiro-relator do caso, Luis Fabian, concedeu a medida cautelar determinando a suspensão do contrato firmado com a empresa vencedora até que as denúncias sejam devidamente apuradas. Além disso, o prefeito de Parintins foi notificado  para apresentar sua defesa sobre o caso.

Outro lado

PUBLICIDADE

A reportagem do Portal AM POST procurou a Prefeitura de Parintins para se manifestar sobre as denúncias e esclarecer o andamento do processo licitatório. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve retorno por parte do Executivo municipal.

A reportagem também buscou comunicação com a empresa J C CONSTRUÇÕES pelos dados de contato disponibilizados pelo único número de telefone cadastrado na Receita Federal e em sites especializados: (92) 3×33-1×35. No entanto, não obtivemos retorno.O espaço permanece aberto para futuras declarações tanto da Prefeitura quanto da empresa J C CONSTRUÇÕES DE EDIFÍCIOS LTDA.

PUBLICIDADE

A empresa denunciante, RAIFRAN B. DA SILVA, também foi procurada para comentar a decisão do TCE-AM. Em nota, a empresa reafirmou sua confiança na Justiça e na atuação dos órgãos fiscalizadores.

“Destaco minha confiança nas instituições que devem, sempre, pautar-se pela celeridade, legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência”, declarou a empresa.

PUBLICIDADE

Confira documentos TCE-Parintins

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

PCC e CV rompem aliança e reacendem temor de guerra entre facções no Amazonas

Na nota, o PCC alegou que a decisão foi tomada de forma consensual.

há 10 minutos

Brasil

Médico é preso por maus-tratos após cães serem encontrados congelados em freezer

A investigação teve início após denúncias feitas pelo próprio filho do suspeito, que apresentou fotos e vídeos.

há 22 minutos

Brasil

Vídeo: Empresário é preso durante CPI das Bets por falso testemunho

Daniel Pardim não convenceu senadores ao negar que conhecia sócia.

há 22 minutos

Manaus

Hospital João Lúcio realiza rara cirurgia de coluna e salva paciente com fratura grave em Manaus

Equipe com mais de 12 especialistas atuou na cirurgia, considerada uma das mais complexas da última década na unidade.

há 42 minutos

Política

“Golpe é com armas, bomba e metralhadora”, diz Silas Malafaia sobre 8 de janeiro

Malafaia também voltou a direcionar ataques ao ministro Alexandre de Moraes.

há 49 minutos