A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

TCE-AM multa prefeito de Itamarati por abandono de UBS

Durante vistoria técnica, a UBS foi encontrada fechada, mesmo após a realização de obras com recursos provenientes de emendas parlamentares.

Por Jonas Souza

16/09/2025 às 17:37 - Atualizado em 16/09/2025 às 17:38

Notícias do Amazonas  – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aplicou uma multa de R$ 13,6 mil ao prefeito de Itamarati, João Medeiros Campelo, por negligência e omissão na manutenção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Nepomuceno Gomes, localizada na comunidade Santo Antônio, a 983 km de Manaus. A decisão unânime foi tomada na 27ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, nesta terça-feira (16/9), após representação do Ministério Público de Contas (MPC).

PUBLICIDADE

Leia mais: Bolsonaro passa mal e é levado as pressas a hospital em Brasília sob escolta policial

Durante vistoria técnica, a UBS foi encontrada fechada, mesmo após a realização de obras com recursos provenientes de emendas parlamentares. Segundo o relator do processo, auditor Alber Furtado, a situação comprometeu o acesso da população aos serviços básicos de saúde, configurando descumprimento do artigo 196 da Constituição Federal. O prefeito também foi considerado revel, pois não apresentou defesa.

“Constatou-se que a ausência de providências do gestor para manter a unidade em funcionamento afetou diretamente a eficiência administrativa e o direito da população ao atendimento em saúde”, afirmou o relator, cuja proposta de voto foi seguida à unanimidade pelos demais membros do Tribunal Pleno.

O TCE-AM determinou que a Prefeitura de Itamarati apresente, em até 60 dias, um plano de manutenção da UBS Santo Antônio, e os autos foram convertidos em Tomada de Contas Especial, para auditoria no contrato nº 07/2022, relacionado às obras da unidade. O gestor tem 30 dias para efetuar o pagamento da multa.

A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, convocou a próxima sessão do Tribunal Pleno para 23 de setembro, às 10h, quando outras pautas serão analisadas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Quando será a apuração do Festival de Parintins 2026? Confira data e horário

O horário foi definido em consenso entre as duas agremiações folclóricas a emissora detentora dos direitos de transmissão do evento.

há 23 minutos

Política

Presidente da Câmara de Parintins que é do PL ignora pré-candidatura de Maria do Carmo e declara apoio a Roberto Cidade

Vereador Cabo Linhares, do PL, afirmou que apoiará uma eventual candidatura de Roberto Cidade ao Governo do Amazonas e evitou comentar o nome da pré-candidata de seu próprio partido.

há 29 minutos

Mundo

Mortos em terremotos na Venezuela chegam a 1.430; ONU estima mais de 50 mil desaparecidos

Tragédia já é considerada a mais letal da Venezuela em mais de um século; tremores também foram sentidos em Manaus.

há 43 minutos

Brasil

Conta de luz em julho: Aneel mantém bandeira amarela e consumidores seguem pagando taxa extra

Período de seca mantém custo adicional nas tarifas de energia; acréscimo continua em R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

há 60 minutos

Brasil

Conar suspende publicidade de bets na CazéTV durante transmissões da Copa do Mundo

Decisão liminar determina interrupção imediata de ações de merchandising de casas de apostas por possível indução ao jogo impulsivo.

há 1 hora