A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Tecnologia da Zona Franca impulsiona exames para detecção precoce de câncer no Amazonas

O estado tem a maior incidência de câncer de colo de útero do Brasil, com uma taxa 139%.

Por Hugo Guimarães

13/08/2025 às 12:11

Foto: Divulgação

Noticias do Amazonas – O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, além de técnicos da Autarquia, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (13), na sede da instituição, com o médico e ex-secretário de Saúde do Amazonas, Pedro Elias Souza, que atualmente coordena a área de Saúde Digital do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

PUBLICIDADE

O principal objetivo da reunião foi a apresentação do projeto “PAP-ONLINE”, uma iniciativa inovadora, desenvolvida com recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus, que utiliza inteligência artificial e outras tecnologias para o diagnóstico precoce de câncer do colo do útero e de mama no Amazonas.

Leia mais: Amazonas disponibiliza vacinação contra HPV em crianças e adolescentes

O “PAP-ONLINE” é executado pela startup WIT Tecnologia, dentro do escopo do Programa Prioritário de Indústria 4.0, e busca solucionar um problema grave de saúde pública no Estado: o Amazonas tem a maior incidência de câncer de colo de útero do Brasil, com uma taxa 139% superior à média nacional.

De acordo com o coordenador da área de Saúde Digital do HUGV, Pedro Elias Souza, o câncer do colo do útero afeta especialmente mulheres em regiões remotas do Amazonas, como as ribeirinhas e indígenas, que não têm acesso ao exame preventivo por falta de infraestrutura e de especialistas para o diagnóstico adequado. “Quando essas mulheres chegam ao único centro de tratamento no estado, que é em Manaus, já vêm em estágio avançado”, explicou o médico.

PUBLICIDADE

A solução proposta pelo projeto é uma plataforma completa que utiliza inteligência artificial, automação e telemedicina para diagnósticos remotos.

Isso permite que o resultado do exame – que hoje pode levar de seis meses a um ano para ser entregue – saia em até 48 horas. “O projeto já apresentou resultados práticos recentemente, como a detecção de um caso de câncer de colo de útero em uma jovem do município de Iranduba”, comemorou Souza.

Ele informou, ainda, que a primeira fase do projeto já foi concluída e que agora a equipe envolvida na iniciativa busca incluir avanços tecnológicos como o uso da citologia em meio líquido e o aprimoramento dos recursos de inteligência artificial, para que a solução possa ser validada e aplicada em larga escala no sistema de saúde do Amazonas.

De acordo com o superintendente Bosco Saraiva, a iniciativa é um exemplo do potencial de aplicação dos recursos da Lei de Informática da ZFM. “É um projeto muito efetivo e que, inclusive, já está concorrendo a um prêmio internacional”, destacou o superintendente.

“A Suframa, que fiscaliza a aplicação dos recursos de PD&I, tem incentivado projetos dessa natureza que resultem em benefícios sociais e no melhoramento da saúde pública da Amazônia como um todo. E ver um resultado final e exemplos como esse, especialmente no interior do Estado e nas regiões de periferia, é uma certeza de que a política pública da Lei de Informática está indo no caminho certo”, reforçou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 3 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 3 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 4 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 4 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 4 horas