O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Titular da Susam se reúne com direção de dois hospitais da capital para tratar sobre proposta de criação de CTQ

Simone Papaiz esteve discutindo sobre a proposta de criar um Centro de Tratamento de Queimados.

Por Hugo Guimarães

08/06/2020 às 19:49

Redação AM POST

Dando continuidade ao plano de reordenamento da rede estadual de Saúde, a titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Simone Papaiz, esteve reunida com a direção do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e do Pronto Socorro da Criança da Zona Sul, além de corpo técnico da secretaria e representantes de empresas médicas, para discutir a criação de um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Amazonas, que atenda adultos e crianças.

PUBLICIDADE

Acompanhada dos técnicos da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada à Capital, a secretária recebeu informações sobre o serviço oferecido atualmente na rede pública estadual de saúde para o tratamento de pessoas com queimaduras graves, bem como sobre as principais necessidades para o aprimoramento do serviço.

Atualmente, o atendimento às vitimas de queimaduras é realizado no HPS 28 de agosto para casos de pacientes adultos e em caso de tratamento pediátrico, no PS da Criança da Zona Sul. A ideia, segundo a secretária Simone Papaiz, é centralizar esses atendimentos, oferecendo desde os primeiros socorros, com internações e cirurgias, ao tratamento pós-cirúrgico.

“Queremos criar um CTQ com centro cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que atenda adultos e crianças, que hoje recebem esse tratamento de forma separada. A ideia é oferecer o tratamento completo, com serviço pós-cirúrgicos ambulatorial para a realização de curativos e todo o acompanhamento necessário dos pacientes”.

PUBLICIDADE

Segundo a secretária, uma nova discussão ocorrerá na próxima semana, quando os técnicos envolvidos apresentarão um plano detalhado para a criação do centro, que será incluído no Plano Plurianual (PPA) da Saúde, que está em elaboração.

Atual estrutura – Hoje, tanto o HPS 28 de agosto quanto o PS da Criança da Zona Sul atendem em média de quatro a cinco pacientes com ferimentos provocados por queimadura por mês. O 28 de agosto conta com 18 leitos e o Pronto Socorro da Criança com 15 e o objetivo da Susam é otimizar a estrutura já existente.

PUBLICIDADE

A ideia é que, com o Centro de Tratamento de Queimados, o paciente só deixe a unidade quando estiver plenamente recuperado, como ocorre hoje no Hospital 28 de agosto, conforme explicou a gestora da unidade, Alessandra Santos.

“O tempo de internação do paciente no 28 de Agosto hoje é maior porque ele só recebe alta quando não necessita mais de nenhum cuidado ambulatorial”.

PUBLICIDADE

* Com informações da Assessoria de Imprensa

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Réus em ação do golpe, Cid e Braga Netto ficam cara a cara no Supremo

Sessão será realizada nesta terça-feira a partir das 10hs.

há 2 minutos

Brasil

Padrasto confessa ter matado menina de 10 anos com 16 facadas

Itens como chinelos e o celular dele foram apreendidos para perícia.

há 17 minutos

Amazonas

Prefeitura de Careiro da Várzea é notificado pelo MP-AM em fiscalização de trabalho infantil

O MP-AM solicitou que a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar encaminhem um relatório detalhado.

há 24 minutos

Esporte

Nacional FC anuncia comissão técnica do Sub-20 para a temporada 2025

O comando técnico ficará sob responsabilidade de Denis Augusto, treinador com passagens por equipes tradicionais.

há 40 minutos

Manaus

IML pede que familiares reconheçam corpo de homem identificado em Manaus

Corpo pode ser enterrado como não identificado se não for reclamado em até 30 dias.

há 43 minutos