O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

TJAM se manifesta contra PEC da contenção de gastos do governo Lula

Judiciário manifestou preocupação com reflexos negativos da PEC.

  • Por AM POST

  • 06/12/2024 às 14:56

  • Leitura em dois minutos

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) manifestou sua profunda preocupação com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2024, a chamada PEC da contenção de gastos. Em nota oficial publicada nessa quinta-feira (05), a instituição alerta para os possíveis impactos negativos da medida no funcionamento do Poder Judiciário amazonense e na prestação de serviços à população.

A PEC, que busca equilibrar as contas públicas, prevê a redução gradual de benefícios como o abono salarial e a limitação de supersalários do funcionalismo público. No entanto, a proposta também inclui a proibição de pagamento de verbas indenizatórias a magistrados e servidores, o que, segundo o TJAM, pode comprometer o funcionamento da Justiça no estado.

PUBLICIDADE

O Amazonas possui um cenário peculiar, com 57 magistrados aptos para aposentadoria, o que representa quase 30% do quadro. A supressão de verbas indenizatórias, como as destinadas a juízes que atuam em comarcas distantes, pode desestimular a permanência desses profissionais na carreira e gerar um déficit de mão de obra qualificado.

“A aplicação da medida exigirá a adoção de providências para evitar o comprometimento das prestações dos serviços aos jurisdicionados, o que deve gerar despesas, na contramão do objetivo da PEC, que é o corte de gastos públicos”, alerta a desembargadora Nélia Caminha Jorge, presidente do TJAM.

A instituição amazonense se alinha ao posicionamento do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) e de outros órgãos representativos do Judiciário, que também manifestaram preocupação com os impactos da PEC. Embora reconheça a necessidade de controlar a dívida pública, o TJAM defende um diálogo mais aprofundado entre os poderes para evitar medidas que prejudiquem o funcionamento da Justiça.

PUBLICIDADE

Confira nota 

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias