A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

UEA avança em tratativas para convênio internacional com The Ohio State University, nos EUA

Segundo o reitor, a visita representa um passo estratégico na consolidação da universidade amazonense como referência em ensino.

Por Jonas Souza

28/08/2025 às 20:55

Notícias do Amazonas – Entre os dias 15 e 22 de agosto, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou uma missão institucional à The Ohio State University (OSU), nos Estados Unidos, com o objetivo de fortalecer laços acadêmicos e avançar nas negociações para firmar convênios bilaterais.

PUBLICIDADE

A comitiva foi liderada pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, acompanhado da diretora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI/UEA), Prof.ª Dra. Vanúbia Moncayo, e dos assessores do gabinete da Reitoria, Marcus Orleans e Fabiola Paiva.

Leia mais: Prefeito de Maraã, Pastor Edir, é notificado pelo MP para reformar Conselho Tutelar após abandono

Segundo o reitor, a visita representa um passo estratégico na consolidação da universidade amazonense como referência em ensino, pesquisa e inovação.
“Essa parceria representa um importante avanço na consolidação da UEA como uma instituição de ensino superior comprometida com a excelência acadêmica. Além disso, abre novas possibilidades para intercâmbio de conhecimento, formação de nossos estudantes e professores”, afirmou Zogahib.

O convite, feito pela própria OSU, possibilitou a exploração e o alinhamento com os seguintes espaços: Departamento de Espanhol e Língua Portuguesa; Centro de Inovação e Avanço Energético; Faculdade de Artes e Ciências; Departamento de Internacionalização; Centro de Estudos Latino-Americanos e Escritório de Engajamento, Descoberta e Educação Global.

PUBLICIDADE

Além do reitor, integraram a comitiva a diretora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI/UEA), Prof.ª Dra. Vanúbia Moncayo, e os assessores do gabinete da Reitoria, Marcus Orleans e Fabiola Paiva. Durante a agenda, a UEA apresentou sua estrutura física, humana e acadêmico-científica, áreas prioritárias e projetos institucionais de destaque. Na oportunidade, ambas as instituições discutiram possibilidades de institucionalizar mobilidade internacional em níveis de graduação e pós-graduação.

The Ohio State University (OSU)

A OSU figura entre as 60 melhores universidades do mundo, segundo o ranking do Center for World University Rankings (CWUR). A instituição recepciona acadêmicos e pesquisadores internacionais dos cinco continentes. O Centro de Estudos Latino-Americanos acolhe e explora um número expressivo de pesquisas do Brasil, possuindo uma comunidade brasileira atuante em ensino e pesquisa.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Governo Lula aposta no diálogo para tentar barrar novo tarifaço dos Estados Unidos

Planalto vê espaço para negociação com a gestão de Donald Trump e busca evitar a aplicação de tarifas que podem chegar a 25% sobre produtos brasileiros.

há 15 minutos

Acre

Tragédia anunciada: Desabamento de ponte de R$ 36 milhões expõe incompetência de Sula Ximenes e Egleuson Santiago no Acre

Desabamento em Sena Madureira amplia pressão sobre dirigentes responsáveis por áreas ligadas à execução e fiscalização da obra.

há 24 minutos

Brasil

Indústria brasileira é a mais vulnerável à possível taxação dos EUA, apontam especialistas

Setores de máquinas, autopeças, plásticos, alumínio e bens industrializados estão entre os mais expostos às medidas comerciais propostas pelo governo norte-americano.

há 28 minutos

Política

Plínio Valério reafirma que não é bolsonarista e destaca: “Sou de direita porque dizem que eu sou”

Senador do PSDB voltou a dizer que não é bolsonarista, apesar de contar com apoio de parte do eleitorado conservador.

há 1 hora

Brasil

Fachin cria grupo para revisar penduricalhos e ampliar transparência nos salários de juízes

Comissão terá seis meses para mapear benefícios pagos à magistratura e propor regras para reduzir distorções remuneratórias no Judiciário.

há 1 hora