O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

UEA dá início às provas do Vestibular no Amazonas

Provas foram realizadas em 114 locais, com novo sistema de cotas e ações afirmativas.

  • Por AM POST

  • 21/10/2024 às 16:30

  • Atualizado em 21/10/2024 às 16:42

  • Leitura em dois minutos

Notícias do Amazonas – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, nesta segunda-feira (21), o Vestibular 2024. A abertura dos portões foi às12h e o início das provas às 13h. Mais de 26 mil estudantes se inscreveram para o processo seletivo que garantirá acesso a 3.952 vagas a partir de 2025.

Os exames de hoje serão focados em conhecimentos gerais, enquanto na terça-feira (22) ocorrerão as provas de conhecimentos específicos e redação. A UEA disponibiliza 114 locais para a aplicação das provas, sendo 30 em Manaus e 84 no interior do estado. O gabarito será divulgado na quarta-feira (23), às 20h.

PUBLICIDADE

O diretor da Comissão Geral de Concurso (CGC/UEA), Jonas Oliveira, destacou que esta edição do vestibular é diferente, em razão da nova lei de cotas implementada este ano. “Esse certame é um pouco diferente de todos os outros. Foi um ano muito intenso para todos nós, naquilo que competia ao STF demandar, e para nós na implementação de uma nova lei de cotas”, afirmou.

O novo sistema de cotas prevê que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos do estado do Amazonas, enquanto os outros 50% são destinados à ampla concorrência. Dentre as vagas destinadas aos amazonenses, 40% serão para o Vestibular e 60% para o Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

As ações afirmativas visam promover igualdade de oportunidades, com categorias específicas para candidatos indígenas, pessoas com deficiência e pessoas negras. Para os candidatos do Amazonas, é necessário ter cursado o ensino médio no estado.

PUBLICIDADE

Jonas Oliveira também ressaltou o apoio de diversos órgãos, como as Forças Armadas e a Polícia Federal, para garantir a segurança e tranquilidade durante a realização das provas. “Estamos contando com o apoio das Forças Armadas, Polícia Federal e das prefeituras para que as provas ocorram da melhor forma possível em todo o Amazonas”, disse.

O resultado do vestibular será anunciado no dia 6 de dezembro de 2024, junto com o edital de matrícula. A UEA visa proporcionar um ambiente educacional mais diverso e acessível, refletindo as demandas sociais do estado.

PUBLICIDADE

Com a nova legislação, a UEA busca não apenas ampliar o acesso ao ensino superior, mas também assegurar que todos os grupos sociais tenham suas necessidades e especificidades reconhecidas durante o processo de seleção.

PUBLICIDADE

Provas do vestibular da UEA são aplicadas nesta segunda-feira (21), em Manaus

Posted by AM POST on Monday, October 21, 2024

Redação AM POST

O AM Post está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias