Notícias do Amazonas – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou, nesta terça-feira (17/6), os editais do Vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2025, acesso 2026. No total, são ofertadas 3.773 vagas distribuídas entre 1.543 para o Vestibular tradicional e 2.230 para o SIS. As inscrições iniciam no dia 21 de julho e seguem até às 17h do dia 28 de agosto (horário de Manaus). A solenidade de lançamento ocorreu na sede do Governo do Amazonas, na avenida Brasil, bairro Compensa.
Leia mais: Governador Wilson Lima anuncia uso de IA e reconhecimento facial na segurança pública do Amazonas
PUBLICIDADE
Uma das grandes novidades deste ano é a criação do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, com 60 vagas, sendo 30 para o município de Parintins e 30 para Itacoatiara. É a primeira graduação do tipo no estado, com foco na formação de profissionais capazes de aplicar a IA em setores estratégicos como saúde, educação e segurança pública. O curso abordará temas como aprendizado de máquina, visão computacional, processamento de linguagem natural, ética e fundamentos da computação.
As provas do SIS (Etapas I, II e III) ocorrerão no dia 26 de outubro. Já os candidatos do Vestibular farão a prova de Conhecimentos Gerais no dia 27 e, no dia 28 de outubro, será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos e Redação. O resultado está previsto para o dia 5 de dezembro de 2025.
Durante o lançamento, o governador Wilson Lima destacou a importância da nova graduação e do investimento na educação tecnológica. “Não é apenas o lançamento de um curso, é uma visão de futuro para o Amazonas. Apostamos na capacidade dos nossos cidadãos em liderar soluções inovadoras para os desafios do cotidiano”, declarou.
PUBLICIDADE
O reitor da UEA, professor doutor André Zogahib, reforçou o compromisso da instituição com uma educação pública de qualidade. “Com apoio do Governo, continuamos investindo em inovação e interiorização do ensino superior”, afirmou.
Cotas e inclusão
A UEA continua promovendo ações afirmativas e vai destinar 754 vagas para pessoas com deficiência (PcDs), 364 para indígenas, 180 para pessoas pretas e 57 vagas suplementares para refugiados. Ao todo, serão ofertados 91 cursos em 19 municípios, com 48 cursos na capital e 43 no interior.
PUBLICIDADE
Isenção da taxa de inscrição
O prazo para solicitar isenção da taxa vai de 21 de julho a 1º de agosto. PcDs com laudo médico ou carteira oficial de identificação têm direito ao benefício. O boleto para pagamento da taxa estará disponível até 28 de agosto, com vencimento em 29 de agosto de 2025.