A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Ufam promove encontro preparatório para a COP30 em Manaus

Evento reunirá representantes acadêmicos e científicos para entregar propostas da Amazônia à presidência da COP30.

Por Beatriz Silveira

15/08/2025 às 22:23

Notícias do Amazonas –  A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sediará, nos dias 19 e 20 de agosto, o encontro preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada no fim do ano em Belém (PA).

PUBLICIDADE

O objetivo do evento é entregar ao presidente da conferência no Brasil, embaixador André Aranha Corrêa Lago, um documento com contribuições da comunidade acadêmica e científica da Amazônia para as metas climáticas nacionais.

Realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o encontro ocorrerá no setor sul do campus sede da Ufam, em Manaus.

A iniciativa reúne instituições de ensino superior, pesquisa e inovação que atuam na Amazônia, buscando alinhar ciência, tecnologia e saberes tradicionais às estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), adaptação e mitigação climática.

Leia também: ‘Diaba Loira’ é morta durante guerra de facção; Assista

PUBLICIDADE

As propostas seguem os eixos definidos na COP30 para o período 2025-2035, incluindo:

  • Transição energética

  • Gestão sustentável de florestas e biodiversidade

  • Transformação da agricultura e sistemas alimentares

  • Resiliência urbana e infraestrutura

  • Desenvolvimento humano e social

  • Financiamento e capacitação (objetivos transversais)

Segundo o professor André Mendonça, diretor do Centro de Ciências do Ambiente da Ufam, levantamento recente identificou maior concentração de projetos nos eixos de gestão sustentável de florestas, resiliência urbana e promoção do desenvolvimento humano.

“Apenas o levantamento voluntário de projetos com a comunidade acadêmica identificou ações em todos os 30 objetivos da COP30”, destacou o professor.

A organização envolve também o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Andifes/Norte, Conif/Norte, Embrapa, Instituto Evandro Chagas, Museu Paraense Emílio Goeldi, Rede de Universidades Estaduais da Amazônia Legal e universidades federais do Amazonas e do Pará.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Casal afirma ter visto suposta mulher sequestrada pedindo ajuda dentro de veículo em Manaus

Testemunha afirma ter visto uma mulher chorando e pedindo ajuda dentro de um veículo; caso ainda não foi confirmado pelas autoridades.

há 36 minutos

Brasil

Pai de Henry Borel recorre à Justiça para tentar anular julgamento que deu perdão judicial a Monique Medeiros

Defesa de Leniel Borel aponta contradições nos quesitos apresentados aos jurados e pede realização de novo júri.

há 59 minutos

Amazonas

Amazonas adota suspensão temporária da vacina contra a dengue do Laboratório Butantan

Medida preventiva segue determinação do Ministério da Saúde após investigação de eventos adversos registrados no país.

há 1 hora

Brasil

‘Colômbia’ sentará no banco dos réus por mandar matar Bruno Pereira e Dom Phillips no Amazonas

Magistrada entendeu que há indícios suficientes para que Ruben Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, seja julgado pelo Tribunal do Júri pelos crimes ocorridos em 2022.

há 1 hora

Brasil

Julgamento sobre perda de patente de Bolsonaro avança no STM

Processo pode resultar na perda da patente militar de capitão do Exército.

há 1 hora