Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Vigilância em Saúde estadual fortalece prevenção de infecções e doenças em unidades de saúde de Itacoatiara

Ação é estratégica para a qualidade do atendimento de saúde e a segurança dos pacientes.

Por Hugo Guimarães

12/03/2025 às 11:18

 

PUBLICIDADE

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reforça os núcleos de vigilância em saúde hospitalar em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Profissionais da Fundação realizaram visita técnica no município de domingo (09/03) até terça-feira (11/03).

A ação incluiu programação de visitas técnicas a unidades de saúde e reunião com gestores de saúde de Itacoatiara, com o objetivo de fortalecer as equipes municipais de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o fortalecimento desses três núcleos é estratégico para a qualidade do atendimento de saúde e a segurança dos pacientes. “Além de contribuir para a melhoria dos serviços de saúde no nível municipal, as visitas técnicas intensificam a prevenção de infecções, de acidentes com pacientes e de doenças transmissíveis em unidades de saúde”, ressalta.

Além disso, com equipes fortalecidas, há melhoria na eficiência dos serviços de tratamento, redução de tempo de internação de pacientes, de probabilidade de complicações e o cumprimento de diretrizes que normatizam um ambiente hospitalar seguro e eficiente.

As visitas específicas para o fortalecimento desses núcleos, que atuam em unidades de saúde, são realizadas pela equipe de Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP. “Estamos realizando, periodicamente, visita aos municípios no intuito de intensificar a parceria com as Secretarias Municipais de Saúde”, afirma a responsável pela Vigilância Hospitalar e Qualidade, Evelyn Campelo.

PUBLICIDADE

O diretor do Departamento vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Itacoatiara, Emerson Gomes de Macedo, avalia a visita técnica como impulsionador de melhorias. “Fortalecer os núcleos de vigilância hospitalar é importante para uma resposta rápida e eficiente no controle de doenças. A presença da FVS-RCP contribui conosco para aprimorar, ainda mais, a qualidade do atendimento prestado”, disse.

Implantação de novos núcleos

De 25 a 27 de fevereiro, a equipe de Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP implantou três núcleos de monitoramento e segurança hospitalar em Anamã (a 165 quilômetros de Manaus). Com as implantações, a equipe fortaleceu a estruturação da assistência em saúde prestada à população local.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Eleições 2026

Vereadores de Manaus declaram apoio à pré-candidatura de Roberto Cidade ao Governo do Amazonas

Grupo de parlamentares participou do ato político promovido pela Federação União Progressista, que marcou o lançamento da pré-campanha do governador à reeleição.

há 5 minutos

Brasil

Bets: Neymar é citado em ação do MP que pede 120 milhões de Virgínia Fonseca e Blaze

Atacante da Seleção Brasileira não é alvo do processo, mas documento é considerado peça-chave para investigar a estratégia de divulgação da plataforma de apostas.

há 17 minutos

Polícia

Após matar mulher a facadas, homem escreve mensagem na parede e deixa pessoas assustadas

Suspeito, que já havia sido preso por violência doméstica, é investigado por matar a companheira a facadas e deixar uma mensagem na parede da residência.

há 40 minutos

Manaus

Motociclista e garupa sem capacete são arremessados após colisão com carro na zona Sul de Manaus

Acidente ocorreu na noite desta quinta-feira (9), na Avenida Ipixuna, no bairro Cachoeirinha; vítimas foram lançadas ao chão com o impacto.

há 45 minutos

Brasil

PF aponta que Daniel Vorcaro oferecia até R$ 2 milhões a influenciadores para defender Banco Master e atacar BC

Investigação afirma que estratégia incluía contratação de influenciadores, jornalistas e ações para fortalecer a imagem da instituição financeira e criticar o Banco Central.

há 1 hora