O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Vítima de acidente de trânsito realiza cirurgia rara de nervo no Amazonas

Procedimento de alta complexidade foi feito na Fundação Hospital Adriano Jorge.

Por Fernanda Pereira

17/06/2025 às 15:41

FOTOS: Amanda Amorim/Fhaj

Notícias do Amazonas – A Fundação Hospital Adriano Jorge (Fhaj), referência em cirurgias ortopédicas de alta complexidade no Amazonas, realizou na última segunda-feira (16/06) uma delicada cirurgia de reconstrução do plexo braquial em um paciente de 31 anos, que sofreu uma grave lesão no braço direito após um acidente de motocicleta em Manaus. A unidade é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A cirurgia tem como objetivo reparar nervos essenciais para os movimentos e sensações do ombro, braço e mão. O procedimento durou mais de duas horas e foi realizado por uma equipe especializada em cirurgia da mão e microcirurgia, com o uso de técnicas avançadas.

PUBLICIDADE

Leia mais: Wilson Lima lança mutirão com mais de 40 mil cirurgias no Amazonas para reduzir filas

De acordo com a ortopedista Caroline Brum, foi feita a transferência do nervo acessório para o nervo supraescapular, o que ajuda a restaurar parcialmente a função motora e sensitiva do membro afetado. “Essa técnica favorece uma reabilitação mais eficaz e devolve ao paciente a chance de recuperar movimentos essenciais do dia a dia”, explicou.

Segundo o diretor-presidente da Fhaj, Ayllon Menezes, a unidade realiza esse tipo de cirurgia há dois anos, especialmente em pacientes vítimas de traumas graves. “O Governo do Amazonas tem garantido os recursos necessários para oferecer um atendimento especializado, ampliando o acesso a cirurgias antes restritas a grandes centros”, afirmou.

PUBLICIDADE

A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, destacou o protagonismo da fundação na rede estadual. “Contamos com uma equipe preparada e comprometida, que tem feito da Fhaj um centro de excelência em ortopedia complexa”, disse.

Nos últimos dois anos, 33 cirurgias do plexo braquial foram realizadas na Fhaj — seis em 2023 e 27 somente neste ano. Os procedimentos são conduzidos por médicos do Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas (Itoam), com formação específica na área.

PUBLICIDADE

Para o ortopedista Alessandro Muniz, o avanço representa uma conquista para a medicina no estado. “Oferecer uma cirurgia de alta especialização como essa na rede pública é uma vitória para os pacientes e para todo o sistema de saúde”, declarou.

A cirurgia do plexo braquial é uma das mais complexas da ortopedia e pode fazer a diferença entre a limitação permanente e a possibilidade de uma vida ativa para vítimas de acidentes.

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Aposentados têm até 14 de novembro para aderir ao acordo e receber ressarcimento

Aposentados devem acessar aplicativo ou ir aos Correios para aderir ao acordo e garantir reembolso a partir de 24 de julho.

há 5 minutos

Brasil

Advogado diz que vai acionar a OAB contra Moraes por corte de microfone durante audiência no STF

A situação ocorreu durante o depoimento do general G. Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

há 23 minutos

Política

Frigoríficos do Brasil suspendem produção de carne para os EUA após tarifa de 50%

Exportadores brasileiros alertam para prejuízos milionários com taxação anunciada pelo governo norte-americano

há 25 minutos

Polícia

“Talquinho” é preso após anos foragido da Justiça em Manaus

Márcio Vasconcelos, conhecido como “Talquinho”, havia sido preso em 2014 por tráfico de drogas.

há 32 minutos

Cinema

Stranger Things 5 | Vecna aparece no trailer da temporada final da série

Última temporada chega em três partes entre novembro e dezembro, encerrando a saga dos heróis de Hawkins

há 34 minutos