A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Wilson Lima anuncia pacote de valorização para servidores estaduais com reajuste e antecipação do 13º salário

No setor da Educação, serão beneficiados 49.459 servidores, entre ativos, inativos e pensionistas.

Por Jonas Souza

04/11/2025 às 20:44

Notícias do Amazonas   – O Governo do Amazonas anunciou, nesta terça-feira (04/11), um pacote de medidas voltadas à valorização dos servidores públicos estaduais, contemplando quatro categorias essenciais: Educação, Segurança Pública, Setor Primário e Sistema Penitenciário. As ações beneficiarão mais de 60 mil servidores em todo o estado e reforçam o compromisso do governador Wilson Lima com a melhoria das condições de trabalho e da qualidade dos serviços prestados à população.

Leia mais: Governo do Amazonas projeta orçamento recorde de R$ 38 bilhões para 2026

PUBLICIDADE

Durante o anúncio, realizado na sede do governo, Wilson Lima destacou que as medidas são fruto de diálogo com sindicatos e associações representativas, conduzido dentro dos limites da responsabilidade fiscal do Estado.

“O que apresentamos aqui está de acordo com o limite do Estado, dentro do que é possível fazer do ponto de vista orçamentário e fiscal. Quando valorizo o servidor público, estou melhorando a qualidade de vida dele e garantindo que ele preste o melhor serviço à população”, afirmou o governador.

As medidas abrangem reajustes salariais, progressões funcionais, criação de novas leis de carreira e antecipação do 13º salário. O pacote também inclui a antecipação do salário de dezembro, o que deve injetar R$ 1,2 bilhão na economia amazonense.

Participaram do evento 15 deputados estaduais, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, e o vice-presidente Adjuto Afonso, além de secretários e representantes das pastas envolvidas.

Educação

No setor da Educação, serão beneficiados 49.459 servidores, entre ativos, inativos e pensionistas. O pacote assegura a data-base de 2025, com reajuste de 5,06%, além de progressões horizontais para 22.532 profissionais e progressões por titulação para outros 730. As medidas fortalecem a política de valorização docente e representam um avanço na valorização dos profissionais que atuam diretamente na formação de estudantes em todo o estado.

PUBLICIDADE

Segurança Pública

Entre os policiais militares e bombeiros, o pacote contempla 9.056 PMs e 1.515 bombeiros, com a implementação da Lei de Proteção Social dos Militares, que será encaminhada à Aleam. A legislação regulamenta a transferência para a reserva e reorganiza as carreiras militares, garantindo maior previsibilidade e estabilidade às trajetórias profissionais.

Setor Primário

No Setor Primário, 650 servidores do Sistema Sepror — que inclui Sepror, Idam e Adaf — terão reajuste de 10%, com a unificação das datas-bases passadas. O aumento recompõe perdas salariais e reconhece a atuação dos profissionais que impulsionam a produção agropecuária e o desenvolvimento econômico no interior do estado.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária e Florestal (Sinfagro), Michaell Santos, destacou a importância da medida:

“Recebemos com bons olhos essa decisão, que vai melhorar a renda e a qualidade de vida dos nossos trabalhadores. A vida dos nossos colegas merece ser mudada e é através dos nossos proventos que isso acontecerá.”

Sistema Penitenciário

No Sistema Penitenciário, 148 servidores estatutários, entre eles 35 policiais penais, serão beneficiados com a criação do primeiro Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria. O novo plano, que será encaminhado à Aleam, prevê aumento médio de 10% nos salários e moderniza a estrutura funcional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

O PCCR é considerado uma conquista histórica para os policiais penais e reforça o papel essencial desses profissionais na segurança e gestão prisional.

Pagamentos antecipados

Além das medidas estruturais, o governo antecipará a folha de pagamento de dezembro e o 13º salário, que serão pagos nos dias 11 e 12 de dezembro, com os vencimentos de dezembro sendo creditados nos dias 22 e 23. A iniciativa representa uma das maiores injeções de recursos na economia amazonense nos últimos anos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 7 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 8 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 8 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 9 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 9 horas