A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Wilson Lima anuncia R$ 160 milhões do FTI para fortalecer saúde do interior do Amazonas

Recursos serão distribuídos em 2026 e integram política de descentralização que já destinou mais de R$ 500 milhões à saúde dos municípios desde 2019.

Por Beatriz Silveira

05/12/2025 às 22:45

Notícias do Amazonas – O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (05/12), o repasse de R$ 160 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento (FTI) para fortalecer a assistência em saúde dos 61 municípios do interior do Amazonas. O anúncio foi realizado durante encontro no Centro de Convenções Vasco Vasques, que reuniu mais de 40 prefeitos, além de vice-prefeitos, secretários municipais de saúde e vereadores, reforçando o alinhamento entre o Estado e as gestões municipais.

PUBLICIDADE

Os recursos serão utilizados para ampliar a resolutividade da rede assistencial, com investimentos na estrutura hospitalar, suporte à média e alta complexidade e modernização dos serviços municipais. Esta é a quarta vez que Wilson Lima direciona recursos do FTI ao interior, consolidando uma política de descentralização que já ultrapassa meio bilhão de reais desde 2019.

O governador também assinou a Mensagem Governamental que inclui, de forma permanente, a saúde do interior como destino prioritário do FTI. A proposta será enviada à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e permitirá que os municípios recebam os valores diretamente, fundo a fundo, sem necessidade de convênios, garantindo mais autonomia e planejamento.

Leia também:

O repasse será distribuído ao longo de 2026, a partir de março, em parcelas quadrimestrais definidas por critérios de equidade e proporcionalidade, contemplando desde municípios menores até polos regionais, que enfrentam maiores demandas estruturais e logísticas.

Prefeitos de 44 municípios participaram da solenidade, entre eles Anamã, Caapiranga, Juruá, Careiro da Várzea, Jutaí, Novo Aripuanã, Maraã, Barcelos, Fonte Boa, Carauari, Envira, Alvarães, Japurá, Atalaia do Norte, Manaquiri, Itamarati, Eirunepé, Uarini, Anori, Santo Antônio do Içá, Boca do Acre, Santa Isabel do Rio Negro, Lábrea, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Silves, Nova Olinda do Norte, Codajás, Urucará, Novo Airão, Pauini, Iranduba, Itacoatiara, Maués, Coari, São Sebastião do Uatumã, Tefé, Tapauá, Guajará, Urucurituba, Borba, Manicoré e Canutama.

PUBLICIDADE

Segundo o prefeito de Fonte Boa, Dr. Lázaro, o repasse representa um reforço essencial para ampliar o atendimento à população do interior, especialmente nos serviços de média e alta complexidade.

O evento também contou com a presença do presidente da Aleam, Roberto Cidade, deputados estaduais, secretários municipais de saúde e outras autoridades. O repasse integra a Repactuação da Saúde no Interior, política que garante investimentos contínuos em assistência farmacêutica, modernização de unidades e fortalecimento regional.

Desde 2020, o FTI destinou R$ 413,7 milhões exclusivamente para a saúde no interior. A expansão de serviços inclui programas como o Saúde AM Digital, com telessalas, teleconsultas e diagnósticos remotos; o Barco Hospital São João XXIII, que já realizou mais de 150 mil atendimentos; e as Carretas da Saúde, que reforçam exames como mamografia, ultrassonografia e tomografia. O governo também executa obras como o novo Hospital de Nhamundá, reformas em Humaitá, Rio Preto da Eva e Urucurituba, além da manutenção do Hospital Padre Colombo. Outro marco é a implantação de 53 leitos de UTI em municípios estratégicos, integrados ao sistema aeromédico do Estado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Pablo é atingido por lata durante show na Bahia e pede retirada de homem pela polícia

Cantor não sofreu ferimentos e voltou ao palco após a retirada do suspeito pela Polícia Militar.

há 7 horas

Polícia

Homem morre após passar mal durante caminhada na Lagoa do Japiim em Manaus

Vítima recebeu atendimento do Samu, mas morreu ainda no local antes de ser encaminhada a uma unidade hospitalar.

há 8 horas

Amazonas

Cubanos superam venezuelanos e lideram pedidos de refúgio no Brasil pela primeira vez

Levantamento aponta crescimento acelerado das solicitações de cidadãos cubanos e revela mudanças no cenário migratório brasileiro.

há 8 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade inaugura nova ponte na Cidade Nova e amplia integração viária em Manaus

Estrutura de concreto armado liga núcleos do bairro e faz parte de programa estadual que prevê novas conexões viárias na capital.

há 8 horas

Amazonas

Festival de Parintins 2026 ganha vitrine internacional no Aeroporto de Manaus com exposição, lounge e experiências

Os figurinos expostos reproduzem alguns dos personagens mais emblemáticos do Festival de Parintins. 

há 8 horas