Wilson Lima anuncia R$ 160 milhões do FTI para fortalecer saúde do interior do Amazonas
Recursos serão distribuídos em 2026 e integram política de descentralização que já destinou mais de R$ 500 milhões à saúde dos municípios desde 2019.
- Foto: Divulgação
Notícias do Amazonas – O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (05/12), o repasse de R$ 160 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento (FTI) para fortalecer a assistência em saúde dos 61 municípios do interior do Amazonas. O anúncio foi realizado durante encontro no Centro de Convenções Vasco Vasques, que reuniu mais de 40 prefeitos, além de vice-prefeitos, secretários municipais de saúde e vereadores, reforçando o alinhamento entre o Estado e as gestões municipais.
PUBLICIDADE
Os recursos serão utilizados para ampliar a resolutividade da rede assistencial, com investimentos na estrutura hospitalar, suporte à média e alta complexidade e modernização dos serviços municipais. Esta é a quarta vez que Wilson Lima direciona recursos do FTI ao interior, consolidando uma política de descentralização que já ultrapassa meio bilhão de reais desde 2019.
O governador também assinou a Mensagem Governamental que inclui, de forma permanente, a saúde do interior como destino prioritário do FTI. A proposta será enviada à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e permitirá que os municípios recebam os valores diretamente, fundo a fundo, sem necessidade de convênios, garantindo mais autonomia e planejamento.
Leia também:
O repasse será distribuído ao longo de 2026, a partir de março, em parcelas quadrimestrais definidas por critérios de equidade e proporcionalidade, contemplando desde municípios menores até polos regionais, que enfrentam maiores demandas estruturais e logísticas.
Prefeitos de 44 municípios participaram da solenidade, entre eles Anamã, Caapiranga, Juruá, Careiro da Várzea, Jutaí, Novo Aripuanã, Maraã, Barcelos, Fonte Boa, Carauari, Envira, Alvarães, Japurá, Atalaia do Norte, Manaquiri, Itamarati, Eirunepé, Uarini, Anori, Santo Antônio do Içá, Boca do Acre, Santa Isabel do Rio Negro, Lábrea, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Silves, Nova Olinda do Norte, Codajás, Urucará, Novo Airão, Pauini, Iranduba, Itacoatiara, Maués, Coari, São Sebastião do Uatumã, Tefé, Tapauá, Guajará, Urucurituba, Borba, Manicoré e Canutama.
PUBLICIDADE
Segundo o prefeito de Fonte Boa, Dr. Lázaro, o repasse representa um reforço essencial para ampliar o atendimento à população do interior, especialmente nos serviços de média e alta complexidade.
O evento também contou com a presença do presidente da Aleam, Roberto Cidade, deputados estaduais, secretários municipais de saúde e outras autoridades. O repasse integra a Repactuação da Saúde no Interior, política que garante investimentos contínuos em assistência farmacêutica, modernização de unidades e fortalecimento regional.
Desde 2020, o FTI destinou R$ 413,7 milhões exclusivamente para a saúde no interior. A expansão de serviços inclui programas como o Saúde AM Digital, com telessalas, teleconsultas e diagnósticos remotos; o Barco Hospital São João XXIII, que já realizou mais de 150 mil atendimentos; e as Carretas da Saúde, que reforçam exames como mamografia, ultrassonografia e tomografia. O governo também executa obras como o novo Hospital de Nhamundá, reformas em Humaitá, Rio Preto da Eva e Urucurituba, além da manutenção do Hospital Padre Colombo. Outro marco é a implantação de 53 leitos de UTI em municípios estratégicos, integrados ao sistema aeromédico do Estado.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






