A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Wilson Lima anuncia repasse do FTI para fortalecer ações de combate à Covid-19 no interior

Governo deve repassar R$ 100 milhões aos municípios, em 2021.

Por Hugo Guimarães

22/01/2021 às 16:34 - Atualizado em 22/01/2021 às 18:26

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (22/01), que estão sendo elaborados um projeto de lei e um projeto de emenda à Constituição para serem encaminhados à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tratando do repasse de R$ 100 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado (FTI) para fortalecer as ações de enfrentamento à Covid-19 nos municípios do interior. A primeira parcela será no valor de R$ 30 milhões. A expectativa do Governo é que a Assembleia coloque os projetos em pauta já na primeira sessão dos trabalhos da Casa Legislativa de 2021.

“Nós estamos liberando inicialmente R$ 30 milhões para os municípios para ajudar nesse combate à Covid, e tão logo a gente tenha essa aprovação pela Assembleia Legislativa, a gente já faz o repasse de imediato. Mas isso ainda depende de uma aprovação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas), que é com relação à destinação, se vai tudo para custeio ou continua uma parte para investimento. Tendo essa decisão, que provavelmente deve sair na segunda-feira (25/01), vamos durante a semana já encaminhar essa proposta para a Assembleia para que possamos fazer esse aporte financeiro aos municípios”, explicou o governador Wilson Lima.

Esse repasse do FTI tem como base o orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021, na ordem de R$ 1 bilhão, sendo 10% desse recurso destinado para a saúde do interior. A primeira parcela deve ser repassada de imediato, no valor de R$ 30 milhões, assim que os projetos de lei e a emenda à Constituição do Estado forem aprovados na Aleam. As demais parcelas serão repassadas ao longo do ano para os municípios.

O governador reafirmou o apoio do Governo do Estado às demandas do interior. “Temos uma preocupação muito grande com o interior do estado do Amazonas, porque eles (municípios) estão mais distantes dos grandes centros. O nosso objetivo é fazer com que o interior tenha toda a estrutura necessária para fazer o atendimento precoce, fazer o atendimento nas unidades intermediárias e evitar que esse paciente possa ser agravado e tenha que ser transferido para Manaus”, disse o governador.

Planejamento – O anúncio da liberação do FTI para o interior foi feito durante a apresentação do Plano de Enfrentamento à Covid-19 para os prefeitos dos municípios, na Sede do Governo, bairro Compensa, zona oeste. O objetivo é executar ações para o enfrentamento da doença nos municípios do interior, ampliando a estrutura oferecida e estabelecendo níveis de resposta e ações de comando correspondentes a serem desenvolvidas.

PUBLICIDADE

Força-tarefa – Desde o início da pandemia, o Governo do Estado vem ampliando a rede assistencial do interior com abertura de leitos clínicos e de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI). Os investimentos também contam com a estruturação dos municípios de referência, incluindo hospitais de campanha, aquisição e distribuição de equipamentos a todos os municípios; distribuição de EPIs, medicamentos e testes rápidos; ampliação da capacidade de remoções aéreas de urgência; contratação de profissionais; monitoramento diário dos casos de Covid e necessidade de insumos; abertura de leitos de retaguarda na capital para pacientes do interior do estado; e remoção de pacientes do interior para outros Estados.

O Governo do Amazonas também está em processo de contratação de 18 enfermeiros intensivistas e 18 fisioterapeutas com experiência em ventilação mecânica. O Governo vem trabalhando para a implantação de usinas de oxigênio em municípios polos e subpolo, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização (PDR).

*Com informação da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

Governador Roberto Cidade assina convênio para repasse da segunda parcela para elaboração do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu

Projeto pioneiro pretende estabelecer metas para preservação ambiental, uso sustentável das águas e ordenamento das atividades na região.

há 2 minutos

Amazonas

Caprichoso realiza ensaio técnico aberto ao público e entra na reta final para o Festival de Parintins

Atividade reúne itens oficiais, artistas e equipes técnicas para os últimos ajustes do espetáculo azul e branco.

há 5 minutos

Manaus

Parque Gigantes da Floresta fecha temporariamente para manutenção em Manaus

Espaço de lazer localizado no bairro Novo Aleixo passará por serviços preventivos e corretivos para garantir mais segurança aos visitantes.

há 41 minutos

Política

Prefeito de Itacoatiara vai gastar R$ 19,5 milhões com empresa que já foi alvo de investigação no TCE-AM

Extratos da contratção foram divulgados no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas.

há 54 minutos

Manaus

Auditoria contradiz Corregedoria em caso de demissão em massa no 6º Cartório de Imóveis de Manaus

Relatórios apontam alterações em documentos, incompatibilidade cronológica em registros e desligamento coletivo de funcionários menos de 24 horas após denúncia formal à Corregedoria.

há 1 hora