A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Wilson Lima apresenta a Arnold Schwarzenegger papel estratégico do AM na agenda climática global e na defesa dos povos da floresta

Ex-governador da Califórnia e um dos fundadores da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) participou do Festival Expert XP, em São Paulo.

Por Beatriz Silveira

25/07/2025 às 21:08 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:30

Notícias do Amazonas –Durante o Festival Expert XP, em São Paulo, nesta sexta-feira (25/07), o governador do Amazonas, Wilson Lima, integrou o painel “Diálogo sobre Protagonismo Subnacional em Clima e Florestas”, organizado pela Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). A ocasião contou com a presença de lideranças da Amazônia Legal e do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, com quem Lima compartilhou reflexões sobre o protagonismo regional na agenda ambiental global.

PUBLICIDADE

Wilson destacou iniciativas do governo do Amazonas que promovem o desenvolvimento sustentável, com foco na inclusão de populações tradicionais e na descentralização dos recursos climáticos. Um dos principais pontos abordados foi o Manaus Action Plan for a New Forest Economy, lançado em 2022, que propõe metas como a redução de 80% do desmatamento até 2030 e o fortalecimento da bioeconomia amazônica com base em ciência, tecnologia e saberes locais.

Leia também: Amigo de ex-conselheiro de facção morre em hospital de Manaus após ataque a tiros em Manaus

O governador também apresentou os avanços do Plano Amazonas 2030, estratégia estadual para eliminar o desmatamento líquido até o final da década. Ele defendeu mecanismos de pagamento por resultados ambientais e a ampliação do acesso de estados preservacionistas a fundos internacionais de financiamento climático.

Schwarzenegger, por sua vez, lembrou sua visita a Manaus durante as gravações do filme Avatar, ressaltando o impacto da experiência em sua visão sobre a importância de dar voz às comunidades da floresta. Ele também enfatizou o papel dos estados subnacionais nas decisões da agenda climática, especialmente em direção à COP 30, prevista para ocorrer em 2025, em Belém.

Além de Wilson Lima, o painel contou com os governadores Helder Barbalho (Pará) e Marcos Rocha (Rondônia), o secretário Eduardo Taveira, o secretário executivo do GCF, Carlos Aragon, e representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Bolsonaro depõe à polícia sobre arma apreendida com militar do GSI

Ex-presidente afirmou que pistola apresentava defeito mecânico e havia sido enviada para manutenção por um integrante de sua equipe de segurança

há 35 minutos

Peru

Keiko Fujimori vence eleição no Peru e amplia avanço da direita na América do Sul

Conservadora conquistou a presidência em sua quarta tentativa e derrotou o candidato de esquerda Roberto Sánchez por margem apertada

há 43 minutos

Brasil

Pix por aproximação passa a mostrar saldo e limite antes do pagamento

Nova funcionalidade do Banco Central promete mais agilidade e menos transações recusadas.

há 44 minutos

Parintins

Milton Cunha prestigia ensaio do Caprichoso e exalta grandiosidade do Festival de Parintins

Carnavalesco destacou a força cultural dos bois-bumbás e afirmou que Parintins se tornou uma das maiores expressões do folclore brasileiro

há 49 minutos

Brasil

Furto de R$ 5 milhões em mansão de luxo de família Vorcaro é investigado pela polícia

Criminosos levaram joias, relógios de luxo, arma e outros bens avaliados em cerca de R$ 5 milhões em condomínio de alto padrão em Minas Gerais

há 1 hora