Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Wilson Lima apresenta na COP30 projeto que transforma resíduos plásticos em casas ecológicas

Projeto Amazonas ECOLar transforma resíduos plásticos em casas sustentáveis e reforça políticas de adaptação climática no estado.

Por Beatriz Silveira

11/11/2025 às 20:05 - Atualizado em 11/11/2025 às 20:35

Notícias do Amazonas – O governador Wilson Lima defendeu, nesta terça-feira (11/11), durante a COP30, realizada em Belém (PA), a necessidade de priorizar políticas de moradia digna e sustentável como parte essencial das ações de adaptação climática e desenvolvimento humano na Amazônia. Em agendas dedicadas ao tema, o governador apresentou o projeto Amazonas ECOLar, iniciativa que transforma resíduos plásticos em moradias ecológicas e seguras.

PUBLICIDADE

Durante o evento, Wilson Lima também participou de reuniões com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar de investimentos na área de habitação, saneamento básico e infraestrutura resiliente no estado. Segundo ele, o Amazonas vem implementando projetos que integram saneamento, recuperação ambiental e habitação, gerando resultados concretos na capital e no interior.

Leia também: Avião cai na Amazônia colombiana e mata quatro pessoas, incluindo três funcionários eleitorais

O governador destacou iniciativas como o Prosamin, que atua na comunidade da Sharp e no bairro Manaus 2000, e o Prosai, implantado em Parintins. Esses projetos contribuem para ampliar a rede de abastecimento de água potável e os serviços de esgotamento sanitário. Na COP30, Wilson Lima reuniu-se com Anette Kilmer, representante do BID, para discutir ações de adaptação climática e segurança hídrica, com foco em soluções urbanas sustentáveis. O estande do banco apresentou os programas Prosamin+ e Prosai como referências de resiliência urbana e inclusão social.

Com quase duas décadas de atuação, o Prosamin já reassentou aproximadamente 80 mil pessoas e implantou sistemas de saneamento e drenagem em áreas antes sujeitas a alagações. Essas experiências foram apresentadas como exemplos de adaptação climática bem-sucedida na região.

PUBLICIDADE

No lançamento do Amazonas ECOLar, o governador detalhou que a iniciativa prevê a implantação de um Centro de Reciclagem em Manaus, com capacidade para processar mais de 80 toneladas de plástico por mês, volume suficiente para construir cerca de dez casas mensais. Cada unidade habitacional terá 50 m², contendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro, podendo ser montada em até cinco dias e oferecendo alta durabilidade, resistência ao fogo e à umidade.

O material será adquirido de cooperativas de catadores, fortalecendo a cadeia da reciclagem e gerando renda. O governador ressaltou que o projeto busca enfrentar ao mesmo tempo o déficit habitacional e a poluição plástica nos rios da região, beneficiando diretamente a população vulnerável.

Participaram das agendas com o BID e do lançamento do ECOLar o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, e o secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo. Ao final da programação, Wilson Lima também esteve presente no lançamento da Estratégia Amazônia 2050, promovida pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal (CAL), que reúne os nove estados da região em um plano de longo prazo voltado à bioeconomia, transição energética e infraestrutura verde.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 6 horas

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 6 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 7 horas

Eleições 2026

Convenção de Omar Aziz registra baixa presença de prefeitos do interior do Amazonas

Evento que oficializou a candidatura do senador ao Governo do Amazonas registrou a ausência de gestores de importantes colégios eleitorais.

há 7 horas

Brasil

Fachin reage a Milei e diz que ataque a Moraes foi desrespeitoso e incompatível com a civilidade

Presidente do STF divulgou nota em defesa de Alexandre de Moraes após o presidente da Argentina chamá-lo de “lixo careca”.

há 7 horas