A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Wilson Lima defende COP30 na Amazônia e critica vetos de Lula à BR-319 em fórum de governadores

Na 17ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Belém, Wilson Lima defendeu apoio unificado à conferência e cobrou avanços em obras estratégicas.

Por Natan AMPOST

13/08/2025 às 17:10

Notícias do Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, utilizou a 17ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada nesta quarta-feira (13/08) em Belém (PA), para reforçar dois pontos cruciais na agenda ambiental e logística do país. Primeiro, ele defendeu a elaboração de uma carta conjunta entre os estados para apoiar a realização da COP30 na capital paraense e estabelecer compromissos claros que deverão ser cobrados dos países mais ricos. Em seguida, alertou sobre os impactos dos vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que dificultam a pavimentação da BR-319, rodovia estratégica para o desenvolvimento da Amazônia.

Carta conjunta para a COP30

Durante sua participação no encontro, Wilson Lima explicou que a carta dos estados deve deixar explícito quais são as expectativas brasileiras em relação à conferência internacional sobre mudanças climáticas. Entre os pontos destacados pelo governador estão: financiamento mais justo, mecanismos para que os recursos cheguem efetivamente à ponta, fortalecimento de cadeias produtivas, transferência de tecnologias e pagamento por serviços ambientais a quem preserva a floresta.

PUBLICIDADE

“Precisamos avançar nos compromissos dos países mais ricos, com financiamento mais justo, instrumentos que façam os recursos chegarem efetivamente à ponta, compromisso com a redução de emissões e, sobretudo, o pagamento por serviços ambientais a quem preserva a Amazônia”, afirmou Lima, ressaltando a importância de uma atuação coordenada dos estados para influenciar decisões globais.

O governador também destacou que o documento deve servir como referência para a cobrança de medidas concretas durante a COP30, garantindo que os recursos destinados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável tenham impacto real nas regiões amazônicas.

Vetos presidenciais e o futuro da BR-319

Além da agenda internacional, Lima chamou atenção para os recentes vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Segundo o governador, a retirada de dispositivos que permitiriam licenciamento por adesão e compromisso para grandes obras prejudica diretamente projetos estratégicos, como a pavimentação da BR-319.

PUBLICIDADE

“Com esses vetos, o avanço dessas obras vai se tornar cada vez mais lento. Já estava difícil do ponto de vista do licenciamento; agora, praticamente perdemos as esperanças de avançar com a 319. O que pedimos não é flexibilizar a legislação, mas não impedir obras estratégicas para o desenvolvimento”, disse Lima.

A BR-319 é considerada essencial para integrar logística, comércio e turismo na região amazônica. Desde 2019, o governador tem buscado soluções junto ao governo federal, participando de diversas agendas em Brasília e reunindo-se com presidentes, ministros e representantes de órgãos ambientais para discutir alternativas de governança socioambiental da rodovia.

Entre os encontros mais recentes, Lima esteve em julho de 2023 com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e o então ministro dos Transportes, Renan Filho, para cobrar medidas emergenciais. Em dezembro do mesmo ano, reuniu-se novamente com Renan Filho e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendendo a implementação de Parceria Público-Privada (PPP) para gestão ambiental da rodovia, modelo que acabou incorporado ao plano federal.

Agenda ambiental e desenvolvimento sustentável

O governador destacou que sua atuação busca conciliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Para ele, garantir avanços na BR-319 e obter recursos internacionais justos para a Amazônia são ações complementares, que beneficiam tanto o estado quanto o país.

“Estamos trabalhando para que a Amazônia seja valorizada economicamente sem abrir mão da proteção ambiental. O financiamento justo e as políticas estratégicas para grandes obras são essenciais para que possamos crescer de maneira sustentável”, concluiu Lima.

Leia também: Omar Aziz manda indireta a Marina Silva ao apontar antipatriotas no governo Lula: “trabalha contra a população brasileira”

PUBLICIDADE

Com essas iniciativas, Wilson Lima reforça sua posição como um articulador político e ambiental, atuando simultaneamente em fóruns nacionais e internacionais para consolidar a Amazônia como prioridade estratégica e sustentável.

Em encontros anteriores, como em 2019, também articulou acordos técnicos com o Ibama, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para garantir que o licenciamento seguisse critérios ambientais rigorosos.

O encontro desta quarta contou com a participação do governador do Pará e anfitrião do evento, Helder Barbalho; do governador do Acre, Gladson Cameli; do governador do Amapá, Clécio Luís; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; do governador do Sergipe, Fábio Mitidieri; além de outras autoridades nacionais e regionais.

Reunião anterior

Na terça-feira (12/08), o governador participou da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal, também em Belém, onde destacou que a COP30 será oportunidade para o mundo ouvir a visão de quem vive na região, com foco em metas como desmatamento zero, incentivo à bioeconomia, regularização fundiária e transição energética.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Largo de São Sebastião recebe Fan Fest para Brasil x Escócia nesta quarta-feira

Evento gratuito terá transmissão do jogo da Seleção Brasileira e shows musicais no Centro de Manaus.

há 17 minutos

Brasil

Menino de 5 anos morre após se engasgar enquanto comia tapioca em casa

Criança foi socorrida às pressas, mas não resistiu após sofrer parada cardiorrespiratória.

há 21 minutos

Parintins 2026

Bumbódromo fica lotado no último ensaio do Caprichoso antes do Festival de Parintins

Torcida azulada tomou as arquibancadas durante a última preparação do bumbá, que agora entra na contagem regressiva para as três noites de disputa no Festival de Parintins 2026

há 25 minutos

Polícia

Homem é preso por tentar estuprar a própria prima em Manacapuru

Suspeito teria invadido a residência da vítima durante a madrugada e feito ameaças após a agressão.

há 26 minutos

Manaus

Aposta de Manaus acerta sozinha a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,8 milhões

Bilhete simples registrado na capital amazonense garantiu sozinho o prêmio principal do concurso 3.022.

há 31 minutos