A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Wilson Lima defende energia contínua para comunidades isoladas do Amazonas em congresso da Aneel

O governador também citou a inauguração, em julho de 2025, da primeira usina a gás natural do Norte do Brasil para operações portuárias.

Por Jonas Souza

17/09/2025 às 19:20

Notícias do Amazonas  – O governador do Amazonas, Wilson Lima, defendeu nesta quarta-feira (17/09) a necessidade de garantir acesso contínuo à energia elétrica de qualidade para comunidades isoladas do estado. O posicionamento foi feito durante a abertura do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel), promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

PUBLICIDADE

Leia mais: Deputados do AM que votaram a favor da PEC da Blindagem recebem enxurrada de críticas nas redes sociais

Segundo o governador, o Amazonas concentra 92 dos 130 sistemas isolados existentes na Amazônia, o que reforça a urgência de soluções para garantir segurança energética, redução de emissões de CO₂ e contribuição à agenda climática global.

“Dos 130 sistemas isolados existentes na Amazônia, 92 estão no Amazonas. Isso mostra a urgência de discutirmos soluções que levem não apenas segurança energética para essas comunidades, mas também alternativas capazes de reduzir a emissão de CO₂ e dar a nossa contribuição à agenda climática global”, afirmou Wilson Lima.

Investimentos em gás natural e energia solar

Wilson Lima destacou que o Amazonas possui a maior reserva de gás onshore do país, com potencial de até 100 bilhões de metros cúbicos. Com o Novo Marco Regulatório do Gás, em 2021, o estado rompeu monopólios e atraiu investimentos, como o Complexo do Azulão, em Silves, que soma R$ 5,8 bilhões em aportes privados e gerou 5 mil empregos no pico das obras.

O governador também citou a inauguração, em julho de 2025, da primeira usina a gás natural do Norte do Brasil para operações portuárias, em Manaus, que utiliza gás do Azulão e se tornou pioneira ao abastecer atividades logísticas, reduzindo custos e emissões de carbono.

PUBLICIDADE

Na área de energia solar, o estado registrou crescimento de 528% na geração distribuída entre 2021 e 2024, alcançando 48 dos 62 municípios. O setor já recebeu R$ 250 milhões em investimentos, com previsão de mais R$ 200 milhões em 2025, sobretudo no interior.

O governador ressaltou ainda que a meta é transformar os sistemas isolados em híbridos até 2030, combinando fontes como solar, biodiesel e gás natural, o que deve reduzir custos operacionais e ampliar o acesso a energia limpa em áreas remotas.

Marco legal da transição energética

Wilson Lima anunciou que o Amazonas está em fase final de elaboração do marco legal da transição energética, previsto para ser aprovado pela Assembleia Legislativa até novembro de 2025. A proposta dará segurança regulatória e atrairá novos investimentos, conciliando desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

O Citeenel é o principal congresso nacional de inovação tecnológica e eficiência energética, realizado pela Aneel a cada dois anos. A edição de 2025, sediada em Manaus entre 17 e 19 de setembro, tem como tema “Inovação e Eficiência Energética para um Futuro Resiliente: Traçando Caminhos para Segurança Energética, Sustentabilidade e Equidade”.

O evento reúne representantes do governo federal, Aneel, Ministério de Minas e Energia, empresas privadas, pesquisadores e lideranças internacionais, debatendo soluções para ampliar a oferta de energia limpa e reduzir impactos ambientais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 7 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 8 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 8 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 9 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 9 horas