Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Wilson Lima destaca avanços de parcerias com o BID e reforça pedido de apoio a novos projetos do Amazonas

Balanço foi apresentado em encontro entre governadores da Amazônia e direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Belém (PA).

Por Hugo Guimarães

07/08/2023 às 19:40 - Atualizado em 08/08/2023 às 08:23

Wilson Lima destaca avanços de parcerias com o BID e reforça pedido – Foto: Diego Peres/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou avanços obtidos em programas realizados no estado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reforçou a importância do apoio do banco para novos projetos ambientais no Amazonas. O balanço foi apresentado nesta segunda-feira (07/08), em Belém (PA), durante o encontro “Conversa de Alto Nível entre os Governadores Brasileiros da Amazônia Legal”.

O encontro entre representantes do BID e os governadores acontece no contexto da Cúpula da Amazônia, que reúne líderes dos países amazônicos para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região.

Segundo Wilson Lima, o evento realizado pelo BID serviu como importante troca de experiências e, ainda, uma oportunidade para o Governo do Estado apresentar programas exitosos realizados em parceria com o BID, a exemplo do Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai-Maués) e de Parintins (Prosai-Parintins); e do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), com os investimentos em obras de urbanização, saneamento e habitação nas comunidades da Sharp e Manaus 2000.

Resultados

PUBLICIDADE

Wilson Lima destacou que o Prosai Maués fez com que o município alcançasse o maior percentual de tratamento de esgoto do interior do Amazonas (50%), além de 100% de cobertura de água potável. O mesmo modelo, disse o governador, está sendo levado para Parintins, que deverá sair de zero para 25% de cobertura de tratamento de esgoto.

Com o Prosamim+, o Governo do Estado já reassentou quase 800 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, onde já começaram os preparativos para os canteiros de obras.

“Também aproveitei para reforçar o pedido para o Governo do Estado do Amazonas ter o apoio para o nosso Guardiões da Floresta, tanto do BID quanto do Banco Mundial”, disse o governador se referindo ao maior programa de Pagamento por Serviços Ambientais, voltado a famílias de unidades de conservação do Estado.

Apoio

PUBLICIDADE

Wilson Lima também ressaltou a importância do apoio de instituições como o BID em projetos como o da Escola da Floresta, com financiamento para implantação de unidades educacionais com conceito ambiental nas unidades de conservação estaduais.

Além de governadores da Amazônia brasileira, estiveram presentes o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

O governador Wilson Lima está em Belém para também participar da Cúpula da Amazônia, que acontece nesta terça e quarta-feira (dias 8 e 9/8), e que contará com a participação de países em desenvolvimento com reservas florestais para elaboração de uma pauta ambiental conjunta, especialmente para a região.

Banco Mundial

PUBLICIDADE

Ainda nesta segunda, Wilson Lima teve reuniões com a vice-presidência do Banco Mundial para tratar, entre outras questões, sobre a colaboração entre o Banco Mundial e o Governo do Amazonas, incluindo a preparação da segunda fase do Financiamento de Políticas de Desenvolvimento para Sustentabilidade Fiscal e Ambiental do Estado, além dos desafios e oportunidades para a Zona Franca de Manaus, em vista da discussão sobre a reforma tributária.

Amazônia para sempre

O objetivo do encontro foi discutir o programa Amazônia Sempre, apresentado pelo BID no fim de junho deste ano para acelerar o desenvolvimento sustentável na região amazônica, avaliando ferramentas para obter financiamentos aos projetos na região e ouvir as demandas dos estados.

O Amazônia Sempre abordará as áreas prioritárias seguintes: população local; agricultura e silvicultura sustentáveis; bioeconomia; infraestrutura; cidades sustentáveis e conectividade. O programa terá como foco a promoção da inclusão de mulheres, povos indígenas, afrodescendentes e comunidades locais; clima e conservação da floresta e fortalecimento das capacidades institucionais e do estado de direito.

PUBLICIDADE

O programa terá ainda uma abordagem em três frentes: uma plataforma para mapear recursos financeiros existentes dedicados à Amazônia; um mecanismo de preparação de projeto para desenvolver planos de investimento para os territórios amazônicos e ampliar o valor de US$ 1 bilhão em projetos do BID já identificado para a região em 2023; e estabelecer uma rede de ministros de Finanças e do Planejamento, além de um grupo técnico com apoio do BID para supervisionar o progresso e resultados do programa Amazônia Sempre em questões econômicas e financeiras.

BID

O BID trabalha na região amazônica desde sua criação em 1959, investindo em desenvolvimento sustentável e agricultura sustentável, educação, desenvolvimento urbano, inclusão social e gestão fiscal, entre outras áreas. Atualmente, o Banco mantém uma equipe técnica em cada país da Amazônia e tem uma Unidade de Coordenação da Amazônia dentro de seu Setor de Mudança Climática e Desenvolvimento Sustentável, responsável por coordenar o Amazônia Sempre.

Veja também: ABRABP vai entrar com ADI na justiça para derrubar PL inconstitucional contra blogs e portais sancionado por Wilson Lima. Clique aqui.

Acompanha nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV.  Clique aqui.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

MP-AM recomenda que Prefeitura de Manaquiri adote pregão eletrônico e amplie transparência nas licitações

Ministério Público do Amazonas deu prazo de 30 dias para que o município apresente um cronograma de migração para licitações eletrônicas.

há 7 minutos

Brasil

Anvisa prevê aprovar mais oito canetas emagrecedoras até o fim de 2026

Agência afirma que aumento da oferta deve ampliar a concorrência, reduzir preços e fortalecer o combate ao mercado irregular desses medicamentos.

há 29 minutos

Reprovação em massa

TSE recebe lista do TCU com mais de 6,1 mil gestores que tiveram contas rejeitadas

Relação será utilizada pela Justiça Eleitoral na análise dos registros de candidatura, mas inclusão na lista não significa inelegibilidade automática.

há 42 minutos

Caiu na rede é post!

Neymar publica reflexão após polêmica com torcedores do Remo e repercussão internacional

Atacante do Santos compartilhou mensagem sobre exposição pública após discussão no Mangueirão, em Belém, depois da classificação na Copa do Brasil.

há 58 minutos

Brasil

Eduardo Bolsonaro atribui a Lula cancelamento de visto de embaixadora brasileira pelos EUA

Ex-deputado afirmou que decisão do governo Donald Trump é consequência da condução diplomática do governo Lula.

há 1 hora