Amazonas

Wilson Lima e Coca-Cola lançam ‘Recicla, Galera’, com ação ambiental no Festival de Parintins 2022

Projeto vai incentivar torcidas para destinação correta dos resíduos.


Redação AM POST

Além da tradicional competição dos bumbás Garantido e Caprichoso, outra disputa também tomará conta da cidade de Parintins, durante o Festival Folclórico 2022. Trata-se da ação ambiental “Recicla, Galera”, que vai eleger a galera campeã em destinação correta de resíduos sólidos.

Continua depois da Publicidade

O Governo do Amazonas e a Coca-Cola Brasil firmaram parceria para realizar a ação anunciada, nesta quarta-feira (15/06), pelo governador Wilson Lima, durante as ações do Governo Presente em Parintins (a 369 quilômetros da capital).

A primeira-dama, Taiana Lima, acompanhou o governador na agenda no município, nesta semana que antecede o tradicional festival folclórico.

O objetivo da parceria entre Estado e Coca-Cola Brasil é dar a destinação correta aos resíduos gerados durante a festa – dentro e fora do bumbódromo – e garantir que eles sejam reciclados corretamente. Na prática, a disputa envolverá as galeras do Caprichoso e do Garantido.

Continua depois da Publicidade

Para isso, nos dias de festival – 24, 25 e 26 de junho –, os torcedores receberão sacolas recicláveis, onde devem depositar os resíduos – plásticos, papéis, sacos, itens de torcida e outros materiais – gerados durante os três dias de festa.

Tudo o que as torcidas recolherem deve ser destinado para os ecopontos. Cada boi terá um ecoponto exclusivo: o ecoponto Nação Azul e Branca, para o Caprichoso, e o Nação Perrexé, para a torcida do Garantido. As sacolas recicláveis serão entregues aos torcedores que estiverem na fila aguardando para entrar no bumbódromo e também nas imediações da arena.

Continua depois da Publicidade

Ao deixar o bumbódromo, ao final das apresentações, o torcedor deve levar todo o material coletado na sacola para o ecoponto do seu bumbá, que estará posicionado na saída de cada torcida.

O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, lembra que a destinação correta dos resíduos é apenas uma das frentes do projeto, que também envolve ações de educação ambiental e conscientização, além do incentivo à economia circular, um dos pilares de atuação da companhia.

Continua depois da Publicidade

“A ação reforça nosso compromisso global por um Mundo sem Resíduos, em que assumimos metas importantes na agenda de embalagens. Já são 25 anos de apoio ao Festival Folclórico de Parintins, e com essa ação damos mais um passo importante para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região”, destaca.

Ecopontos e a disputa
Os resíduos recicláveis passarão por uma triagem da Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin). Cada ecoponto conta com uma balança digital própria que vai contabilizar a quantidade de resíduos.

Quem acompanhar a festa do lado de fora do bumbódromo também pode participar da ação. Basta levar seus resíduos recicláveis para o ecoponto do boi da sua escolha e ajudar a eleger o bumbá vencedor ambiental 2022.

“Esse será o maior Festival Folclórico de todos os tempos, com a maior ação ambiental já realizada pelo Governo do Estado. É importante destacar, porém, que o engajamento das galeras nas atividades é determinante para que toda essa mobilização tenha sucesso e a gente consiga ter como resultado um Festival mais limpo, sustentável, com mais geração de renda para os catadores e benefícios para todos os moradores de Parintins”, disse Eduardo Taveira, secretário de Estado de Meio Ambiente.

Além dos dois ecopontos com balanças no entorno do bumbódromo, a ação vai espalhar outros 30 ecopontos pela cidade, onde o público poderá destinar corretamente plástico, garrafas, copos e outros materiais recicláveis.

Pontuação e premiação
Ao longo dos três dias, nos intervalos entre as apresentações das agremiações, o placar dos bumbás será exposto no telão do bumbódromo. O placar do “Recicla, Galera” também poderá ser acompanhado pelas redes sociais do Governo do Amazonas.

Ao final da festa, o boi da torcida que mais destinou seus resíduos de forma correta receberá uma premiação de R$ 20 mil. A ideia é que o montante seja aplicado em ações de sustentabilidade dentro da própria agremiação.

Gincana
As ações do “Recicla, Galera” iniciam na segunda-feira (20/06), e seguem até o dia 26 de junho, última noite do festival. A largada da campanha será com uma gincana que vai mobilizar os jovens da ilha a partir da segunda-feira. Os participantes vão formar times, que devem cumprir desafios diários para engajar a população acerca da reciclagem.

Realizadores e parceiros
A campanha “Recicla, Galera” é fruto de uma parceria do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) junto à Coca-Cola Brasil. A execução operacional ocorre por meio da Impact Hub Manaus.

O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia.

A ação também envolverá a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), bem como a Associação dos Catadores locais, a Ascalpin.