A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Wilson Lima entrega primeira etapa da rede de esgoto do Prosamin+ e amplia saneamento em Manaus

A entrega marca as comemorações pelos 356 anos de Manaus e vai beneficiar cerca de 50 mil famílias.

Por Jonas Souza

22/10/2025 às 16:08 - Atualizado em 22/10/2025 às 16:10

Notícias do Amazonas  – O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quarta-feira (22/10), a primeira etapa da rede de esgoto do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), um dos maiores projetos de saneamento em andamento no estado. A entrega marca as comemorações pelos 356 anos de Manaus e vai beneficiar cerca de 50 mil famílias na zona sul da capital amazonense.

PUBLICIDADE

Leia mais: Fux rebate críticas de teórico após voto pela absolvição de Bolsonaro: “É preciso comentar quando se lê”

Nesta fase, o sistema passa a funcionar a partir da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Raiz, construída em parceria entre o Governo do Amazonas, a Prefeitura de Manaus e a concessionária Águas de Manaus. Com a inauguração, a cobertura da rede de esgoto da cidade sobe de 35% para 40%, representando um avanço de 5%.

Até 2027, quando todas as etapas estiverem concluídas, o índice deverá atingir 45%, consolidando o maior salto em saneamento básico das últimas décadas.

Investimento e impacto direto na qualidade de vida

Durante a solenidade, Wilson Lima destacou que o projeto vai além da infraestrutura, impactando diretamente a saúde pública e a valorização dos bairros.

PUBLICIDADE

“Essa é uma obra que as pessoas não veem, porque está debaixo da terra, mas tem um efeito direto na saúde das famílias e no desenvolvimento humano. Estamos entregando 100 quilômetros de rede de tratamento de esgoto, dentro de um projeto maior que prevê 160 quilômetros até 2027”, afirmou o governador.

A rede de esgoto do Prosamin+, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), está sendo implantada entre a Avenida Manaus 2000 (Japiim) e a Comunidade da Sharp (zona leste). O sistema inclui 60 quilômetros de rede coletora, seis estações elevatórias e nove quilômetros de ligações domiciliares, totalizando um investimento de R$ 100 milhões.

ETE da Raiz vai tratar 8 milhões de litros de esgoto por dia

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Raiz ocupa uma área de 9,6 mil metros quadrados, com terreno avaliado em R$ 6,4 milhões doado pelo Governo do Estado à Águas de Manaus, responsável pela operação e manutenção da estrutura.

Com 60% da obra já concluída, a estação tem capacidade inicial para tratar 8 milhões de litros de esgoto por dia, o equivalente a 233 milhões de litros por mês. Nesta fase, vai atender os bairros Raiz, Petrópolis, Cachoeirinha e São Francisco, ampliando a cobertura do esgotamento sanitário da capital.

O diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, destacou a importância da parceria público-privada no avanço do saneamento.

“Essa inauguração mostra o quanto é essencial a união entre o poder público e o setor privado em um projeto de cidade. Quando falamos de saneamento, falamos de qualidade de vida e de futuro”, afirmou.

Também participaram da entrega o vice-prefeito de Manaus, Renato Júnior, o deputado estadual Abdala Fraxe, vereadores e lideranças comunitárias das zonas sul e leste.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas encerra edição de 2026 com mais de 75 mil visitantes

Evento reuniu 75.054 pessoas em 15 dias de programação e consagrou os vencedores das categorias Bronze e Prata.

há 13 minutos

Brasil

Bolsonaro diz em depoimento que “não podia ficar desarmado” por ter mulheres em casa

Ex-presidente é investigado após arma ser apreendida com militar ligado à sua segurança; caso pode influenciar análise sobre prisão domiciliar.

há 27 minutos

Polícia

Casal é preso após criança de 1 ano ser encontrada sozinha em frente de casa no Amazonas

abandono de incapaz, Itapiranga Amazonas, casal preso Amazonas, Polícia Civil do Amazonas, Conselho Tutelar, criança abandonada, bebê encontrado sozinho, abandono de criança, interior do Amazonas

há 31 minutos

Curiosidades

O que significa “farmar aura”? Entenda a gíria que domina as redes sociais entre jovens da geração Z e Alfa

Expressão nasceu nos games, ganhou força no TikTok e virou símbolo de status, carisma e popularidade na internet.

há 46 minutos

Amazonas

MP-AM mantém TIM, Vivo e Claro sob investigação por falhas na telefonia móvel em Japurá

Conselho Superior impede arquivamento parcial do caso e mantém operadoras no inquérito que apura falhas nos serviços de telefonia no interior.

há 49 minutos