Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Wilson Lima faz apelo climático em encontro de líderes dos setores público e privado

Em São Paulo, governador do Amazonas destaca que é preciso conciliar preservação com atendimento de demandas básicas para a população

Por Hugo Guimarães

06/10/2023 às 20:51

Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima advertiu, nesta sexta-feira (6/10), que enquanto houver pobreza e falta do atendimento de necessidades básicas da população do estado não será possível progredir na política de conservação exigida pelo mundo e que recai sobre a Amazônia. A declaração foi feita durante o Encontro de Líderes, da organização da sociedade civil Comunitas, em São Paulo, reunindo gestores dos setores público e privado.

PUBLICIDADE

“O Brasil, assim como outros países que têm área de floresta, sofrem uma pressão muito grande do mundo para a questão da preservação. Por outro lado, nós que somos gestores públicos sofremos também uma grande pressão das populações para prover aquilo que é básico para o cidadão. No estado do Amazonas, nós temos mais de 50% da população vivendo abaixo da linha da pobreza e não tem como a gente avançar numa política de preservação com pobreza”, alertou Wilson Lima, em discurso.

Conforme o governador do Amazonas, é importante que o Brasil e o mundo compreendam que é necessário combinar sustentabilidade e crescimento econômico, proporcionando condições de sobrevivência para quem mora, principalmente, no interior do estado, fornecendo, por exemplo, trabalho, saúde, educação, saneamento básico, energia elétrica e comunicação.

Por outro lado, segundo o governador, o desenvolvimento tira o estado do isolamento, por isso é importante avançar na obra do trecho do meio da BR-319, que liga o Amazonas ao restante do país, especialmente diante de cenários como o vivido atualmente, com a forte estiagem que já afeta mais de 260 mil pessoas e deixa 60 (dos 62) municípios em situação de emergência ou alerta no estado.

“Daí a necessidade da ter atividades econômicas que são decisivas principalmente no Amazonas, como a questão do fortalecimento da Zona Franca de Manaus, do Gás Natural. Assim também como a gente avançar na questão da exploração do potássio. Tudo isso de forma sustentável”, acrescentou Wilson Lima.

PUBLICIDADE

O governador também reforçou que tem buscado diálogo com diversos setores, inclusive países que mantém o Fundo Amazônia, para tratar sobre projetos a longo prazo em favor da região, a fim de trabalhar na prevenção do impacto a eventos climáticos extremos, como as intensas secas e cheias dos rios registradas nos últimos anos.

Encontro de Líderes

O governador do Amazonas, Wilson Lima, foi um dos convidados da 16ª edição do Encontro de Líderes, maior evento da Comunitas, que acontece anualmente em outubro e reúne toda a rede de contatos da organização, isto é: lideranças públicas (governadores, prefeitos, legislativo e governo federal) e lideranças privadas (apoiadores e parceiros), para tratar sobre solução para desafios relacionados à pobreza, bioeconomia, entre outros.

A Comunitas é uma organização da sociedade civil que implementa parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, com foco na melhoria dos serviços públicos. Por meio de um de seus programas, o Juntos, foi possível, por exemplo, a construção da Fábrica de Vacinas do Instituto Butantã em São Paulo e a implementação de um Escritório de Gestão de Projetos para acompanhar o desenvolvimento da COP-30 em Belém do Pará.

Participaram do evento, além de empresários, os governadores Carlos Massa Ratinho Junior (PR); Eduardo Leite (RS), Helder Barbalho (PA), Rafael Fonteles (PI), Raquel Lyra (PE), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Tarcísio de Freitas (SP), além do vice-governador Laurez Moreira (TO), do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do Presidente do TCU, Bruno Dantas, Superintendente da Controladoria do BNDES, Marco Aurélio Cardoso, e outros prefeitos e deputados.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

TCE-AM julga 164 processos em sessão do Tribunal Pleno nesta terça-feira

Sessão será presidida pela conselheira Yara Amazônia Lins e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais.

há 40 minutos

Política

Convenção petista que lançou chapa Omar e Alessandra teve pouco espaço para mulheres falarem: “Uma candidata teve que roubar o microfone”

Petista disse que as mulheres tiveram pouco espaço na convenção e algumas brigaram pelo microfone.

há 41 minutos

Brasil

Anvisa apreende lote falsificado de ômega 3 e suspende três lotes de repelentes; veja quais produtos foram afetados

Medidas foram publicadas no Diário Oficial da União após confirmação de falsificação de suplemento alimentar e falhas em testes.

há 1 hora

Amazonas

UFAM abre inscrições para Processo Seletivo com 636 vagas no interior do Amazonas; veja como participar

Processo seletivo oferece vagas em cinco municípios do estado. Inscrições começam nesta terça-feira (5) e seguem até 21 de agosto.

há 1 hora

Polícia

Queda de avião expõe plano para buscar drogas no interior do Amazonas; piloto é preso

Homem sofreu acidente aéreo em Tonantins, recebeu atendimento médico e admitiu que não possuía licença para pilotar a aeronave.

há 2 horas