Wilson Lima fortalece programa Melhor em Casa e amplia atendimento domiciliar em Manaus
Com mais de 75 mil visitas realizadas, programa referência nacional ganha novos veículos e estrutura reforçada para beneficiar 800 pacientes.
- Divulgação
Notícias do Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou nesta terça-feira (21/10) novos veículos e a reestruturação das equipes do programa Melhor em Casa, que leva atendimento médico e multiprofissional domiciliar a pacientes que necessitam de cuidados contínuos. A ação faz parte do pacote de comemorações pelos 356 anos de Manaus e marca o fortalecimento de um dos programas de saúde mais reconhecidos do país.
PUBLICIDADE
Leia mais: Moraes vota por reabertura de investigação contra Valdemar Costa Neto no STF
Com mais de 75 mil visitas domiciliares realizadas entre 2024 e 2025, o programa é hoje uma referência nacional em atenção domiciliar, atendendo cerca de 800 pacientes na capital. Os beneficiados são, em grande parte, pessoas acamadas ou que dependem de aparelhos respiratórios, traqueostomia ou ostomia.
Durante o evento, Wilson Lima destacou que a ampliação do programa melhora a qualidade de vida dos pacientes e contribui para a redução do tempo de internação hospitalar.
“O que a gente faz aqui é referência nacional. Poucos estados têm um programa como o nosso. Isso traz segurança, conforto e qualidade de vida para as famílias, porque é muito melhor estar em casa, no seio familiar, recebendo atendimento especializado”, afirmou o governador.
O fortalecimento da estrutura inclui a entrega de 22 novos veículos, que modernizam o deslocamento das equipes e agilizam o atendimento. Os carros serão distribuídos entre as nove bases do programa em Manaus, localizadas na Fundação de Medicina Tropical, FCecon, Complexos Hospitalares Norte, Sul e Leste, Hospital Francisca Mendes, HPS Platão Araújo, Hospital da Criança da Zona Sul e SPA Zona Sul.
Atualmente, o Melhor em Casa conta com 24 equipes multiprofissionais e cerca de 300 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, assistentes sociais e pessoal de apoio. As equipes atuam sete dias por semana, garantindo atendimento contínuo e humanizado.
PUBLICIDADE
O programa recebe investimentos anuais de R$ 77,2 milhões, sendo R$ 58,3 milhões de recursos estaduais e R$ 18,9 milhões federais — o que faz do Amazonas o estado que mais investe proporcionalmente em atenção domiciliar no Brasil.
A coordenadora do programa, Semira Torres, destacou que a nova frota vai proporcionar mais conforto e eficiência nas visitas domiciliares.
“Com os novos veículos, nossas equipes terão melhores condições para chegar até os pacientes e garantir um atendimento de excelência”, disse.
Além de Manaus, o Melhor em Casa também está presente em dez municípios do interior: Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Iranduba, Manicoré, Tabatinga, Lábrea, Boca do Acre, Autazes, Coari e Carauari. Nesses locais, o Governo do Estado oferece apoio técnico e capacitação para que as prefeituras ampliem o alcance do programa.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






