Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Wilson Lima inaugura nova unidade do Castramóvel e celebra mais de 70 mil castrações desde 2021

Nova unidade móvel de castração integra a 27ª edição do Governo Presente, reforça a política de proteção animal e amplia atendimentos gratuitos à população da zona norte de Manaus.

Por Beatriz Silveira

30/11/2025 às 09:36

Notícias do Amazonas –  O governador Wilson Lima inaugurou, neste sábado (29), uma nova unidade do Castramóvel durante a 27ª edição do programa Governo Presente, realizada no conjunto Viver Melhor 1, na zona norte de Manaus. Com o reforço, o Amazonas passa a contar com cinco estruturas móveis de atendimento veterinário, ampliando o acesso gratuito a castrações, vacinação e outros procedimentos para cães e gatos. Desde 2021, o programa já realizou mais de 70 mil castrações, fortalecendo a política estadual de bem-estar animal, com foco no controle populacional, redução do abandono e prevenção de zoonoses.

PUBLICIDADE

A nova unidade dispõe de estrutura completa para triagem, cirurgias e recuperação dos animais, além de ofertar vacinação viral e antirrábica. Somente nesta edição, foram realizadas 120 castrações solidárias e feitos 250 novos agendamentos, expandindo o alcance do serviço na capital e no interior. A iniciativa integra a política de proteção animal do Estado, que inclui o Hospital Veterinário Estadual, primeiro serviço público de saúde animal do Amazonas e considerada a maior estrutura pública da América Latina na área.

Durante a inauguração, Wilson Lima destacou que o Castramóvel representa um avanço permanente na proteção animal e na saúde pública. Ele lembrou que já são cinco unidades em funcionamento e que o cuidado com os pets ajuda a prevenir abandono, controlar a população e proteger também a saúde das pessoas. O governador estava acompanhado dos vereadores Aldenor Lima, Diego Afonso, Allan Campelo, Rodrigo de Sá, Glória Carrate e Saimon Bessa, além de outras autoridades estaduais.

Leia também: Com mais de 20 anos, onça do AM entra para lista dos felinos mais velhos em cativeiro no país

Moradores do Viver Melhor 1 aprovaram a ação. Anderson Montenegro, 34 anos, tutor do gato Brega, comemorou a chegada do serviço à comunidade, ressaltando que a castração é importante para a saúde dos animais e mais acessível quando ofertada perto de casa.

A 27ª edição do Governo Presente reuniu 38 órgãos estaduais, levando atendimentos gratuitos em saúde, cidadania, emissão de documentos, crédito, empreendedorismo, habitação, bem-estar, cultura, lazer, economia e assistência social. A última edição, no Lago Azul, registrou mais de 11 mil atendimentos na segunda etapa do conjunto Viver Melhor, consolidando o programa como importante ferramenta de aproximação do Estado com a população.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Mundo

Brasil nega vistos a oficiais dos EUA após tentativa de questionar sistema eleitoral

Itamaraty impediu a entrada de dois representantes do governo dos Estados Unidos após identificar, segundo o governo brasileiro.

há 12 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro diz que pai é vítima da “maior farsa” do Brasil ao lançar candidatura à Presidência

Durante convenção nacional do PL, senador oficializou candidatura ao Palácio do Planalto e defendeu Jair Bolsonaro.

há 30 minutos

Brasil

Homem filmado se masturbando atrás de mulher em academia de condomínio é preso

Suspeito de 21 anos foi localizado escondido em uma casa em construção e responderá por importunação sexual.

há 48 minutos

Polícia

PM preso por suspeita de envolvimento na morte de investigador acusa Polícia Civil de plantar drogas em veículo em Manaus

Cabo da PM gravou áudio chorando, negando participação no crime e afirmando que entorpecentes foram colocados em sua picape.

há 49 minutos

Manaus

Má-fé ou sensacionalismo? Alessandra Campelo acusou Kamila Fernanda de sequestro e associação criminosa, mas MP não deu prosseguimento a denúncia

Denúncia apresentada pelo MP afasta crimes mais graves inicialmente investigados pela Polícia Civil.

há 1 hora