A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Wilson Lima inaugura primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco no Amazonas

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em ampliar a rede de proteção.

Por Jonas Souza

21/08/2025 às 20:44

Notícias do Amazonas – governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (21/08), a primeira Casa de Passagem da Pessoa Idosa no Amazonas, um espaço pioneiro destinado a acolher, de forma imediata e temporária, pessoas a partir de 60 anos em situação de risco. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em ampliar a rede de proteção, garantindo dignidade, cuidado e segurança aos idosos.

PUBLICIDADE

Leia mais: Parintins arrecada mais de 10 mil assinaturas em defesa da Amazônia

Segundo o governador, a Casa de Passagem representa um marco no fortalecimento das políticas públicas de envelhecimento com dignidade no estado. “Esse abrigo transitório acolherá pessoas idosas vítimas de violência, garantindo um espaço seguro e humanizado até que a situação seja resolvida e encaminhada pela rede de proteção”, afirmou Wilson Lima.

O local oferece acolhimento para até 10 pessoas idosas simultaneamente, em casos de violência física, psicológica ou financeira, abandono ou negligência. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo hospedagem, alimentação, higiene, medicação e monitoramento contínuo.

Durante a permanência, que pode chegar a 90 dias, os idosos receberão apoio de uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas. Atividades terapêuticas e um plano de atendimento individualizado também serão promovidos.

PUBLICIDADE

O endereço da Casa de Passagem é mantido em sigilo para proteger a integridade dos acolhidos. O acesso será restrito a autoridades e profissionais da rede de proteção à pessoa idosa, com encaminhamentos realizados pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), pelo Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdi), pelo Ministério Público, Defensoria Pública e Judiciário.

A Casa de Passagem funcionará como elo entre políticas sociais e de saúde, permitindo medidas como reintegração familiar, medidas protetivas ou encaminhamento a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O espaço foi criado pela Lei nº 7.298/2025, após levantamento técnico do Cipdi em visitas domiciliares.

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou que o abrigo é um avanço no combate à violência contra idosos, lembrando que a principal porta de entrada é a denúncia formal na Delegacia do Idoso. “Se for detectado que o idoso precisa do abrigo transitório, ele terá permanência de 15 a 90 dias, tempo suficiente para que a rede de proteção atue em acolhimento, assistência psicológica e social, e no andamento do inquérito”, explicou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Fux assume presidência da Segunda Turma do STF e herda julgamentos do caso Master

Ministro substituirá Gilmar Mendes em agosto e passará a definir a pauta do colegiado em meio às discussões envolvendo o Banco Master.

há 8 minutos

Esporte

Brasil vence o Japão e avança às oitavas de final da Copa do Mundo de 2026

Seleção Brasileira derrotou os japoneses por 2 a 1 e agora aguarda o vencedor de Noruega x Costa do Marfim na próxima fase do Mundial.

há 9 minutos

Brasil

Kim Kataguiri aciona PGR contra Romário por propaganda de bets sem identificação

Deputado pede investigação sobre divulgação da Superbet feita pelo senador.

há 27 minutos

Manaus

Gol de Casemiro leva torcida amazonense à loucura no Largo São Sebastião durante Brasil x Japão

Torcedores que acompanhavam a Copa do Mundo no Centro de Manaus explodiram em festa após o empate da Seleção Brasileira nas oitavas de final.

há 42 minutos

Esporte

Casemiro marca gol e faz Brasil empatar com o Japão nas oitavas da Copa do Mundo de 2026

Volante balançou as redes na etapa final e recolocou a Seleção Brasileira na briga por uma vaga nas quartas de final do Mundial.

há 54 minutos