Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Wilson Lima lança novos serviços do Detran-AM e anuncia benefícios para motoristas amazonenses

Entre as entregas, 52 motofretistas receberam kits de segurança com colete de identificação.

Por Jonas Souza

12/11/2025 às 18:28

Notícias do Amazonas  – O governador Wilson Lima apresentou, nesta quarta-feira (12/11), um pacote de novos serviços e ações do Detran-AM, voltado à segurança, formação e valorização dos condutores amazonenses. O evento contou com a entrega de kits de segurança a motofretistas, certificados do projeto CNH na Escola e o lançamento de assistentes virtuais que prometem agilizar o atendimento digital do órgão.

Leia mais: Prefeito de Presidente Figueiredo se torna alvo do TCE-AM por suspeita de irregularidades em licitação

PUBLICIDADE

Entre as entregas, 52 motofretistas receberam kits de segurança com colete de identificação, bag térmica, capacete, joelheiras, cotoveleiras e antena “corta-pipa”. A ação dá continuidade à política estadual de valorização e proteção dos profissionais que dependem da moto para trabalhar. Segundo o governador, o objetivo é aliar segurança e oportunidades.

“O que estamos fazendo é dar oportunidade ao trabalhador e educar nossas crianças e adolescentes para o futuro. Com o programa CNH na Escola, estamos formando cidadãos conscientes no trânsito”, destacou Wilson Lima.

CNH na Escola

Durante a cerimônia, 32 estudantes da rede estadual receberam certificados do projeto CNH na Escola, que oferece aulas gratuitas de legislação, direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica. O programa facilita o acesso de jovens à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e incentiva a educação no trânsito desde cedo.

A estudante Monique Giordana, do Ceti João dos Santos Braga, destacou a importância da iniciativa:

“Aprendemos não só as leis, mas também como ser um bom condutor no trânsito de Manaus.”

Cartilhas e atendimento digital

O governador também lançou duas novas publicações do Detran-AM:

  • “Cartilha LGPD no Detran”, que reforça o compromisso com a proteção de dados pessoais;

    PUBLICIDADE
  • “Cartilha do Atendimento a Deficientes Auditivos”, que orienta servidores e facilita a aquisição ou renovação da CNH para pessoas com deficiência auditiva.

Além disso, foram apresentados os assistentes virtuais “Mano” e “Mana”, que vão automatizar o atendimento via WhatsApp, permitindo consultas sobre habilitação, emissão de 2ª via, boletos de licenciamento, PID e até parcelamento de débitos em 12 vezes no cartão.

Pit Stop do Motociclista Legal

Wilson Lima também anunciou o primeiro Pit Stop do Motociclista Legal, localizado na Avenida Itaúba, zona leste de Manaus. O espaço será um ponto de apoio para mototaxistas e motofretistas, oferecendo banheiro, ar-condicionado e atendimento especializado para demandas ligadas à CNH e veículos.

Novas leis sancionadas

Durante a solenidade, o governador sancionou leis de incentivo fiscal e inclusão social. A partir de 2026, as alíquotas do IPVA serão reduzidas em 50%, e veículos com imposto de até R$ 420 ficarão isentos. A medida integra o programa IPVA Social, que vai beneficiar cerca de 98% das motocicletas registradas no estado, reduzindo custos para motofretistas e trabalhadores autônomos.

Também foi ampliado o programa CNH Social, garantindo habilitação gratuita a grupos prioritários, como mototaxistas, egressos do CNH na Escola e mulheres vítimas de violência.

Com as novas medidas, o governo reforça o compromisso com a mobilidade, a segurança e a inclusão social dos trabalhadores amazonenses.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 5 horas

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 5 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 6 horas

Eleições 2026

Convenção de Omar Aziz registra baixa presença de prefeitos do interior do Amazonas

Evento que oficializou a candidatura do senador ao Governo do Amazonas registrou a ausência de gestores de importantes colégios eleitorais.

há 6 horas

Brasil

Fachin reage a Milei e diz que ataque a Moraes foi desrespeitoso e incompatível com a civilidade

Presidente do STF divulgou nota em defesa de Alexandre de Moraes após o presidente da Argentina chamá-lo de “lixo careca”.

há 6 horas