Amazônia!

Amazônia!


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Artistas que criticaram governo Bolsonaro são cobrados a se manifestar sobre recorde de incêndios na Amazônia e Pantanal na gestão de Lula

Agora, sob a administração Lula, muitos observam um silêncio significativo dos artistas e ativistas que anteriormente criticavam o governo anterior.

Por Natan AMPOST

25/06/2024 às 12:04 - Atualizado em 26/06/2024 às 18:43

Os recentes recordes de incêndios na Amazônia, Pantanal e Cerrado têm gerado uma onda de reações nas redes sociais. Políticos de oposição e internautas compartilharam postagens antigas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nas quais culpavam diretamente o governo de Jair Bolsonaro pelas queimadas. Agora, sob a administração Lula, muitos observam um silêncio significativo dos artistas e ativistas que anteriormente criticavam o governo anterior.

PUBLICIDADE

Durante o governo Bolsonaro, celebridades brasileiras e internacionais, incluindo o ator Leonardo DiCaprio e a ativista Greta Thunberg, fizeram várias críticas. DiCaprio chegou a compartilhar imagens de queimadas na Amazônia, enquanto Thunberg condenou a falta de ação ambiental. Atualmente, porém, essas vozes não se manifestaram com a mesma veemência sobre os incêndios.

Nas redes sociais, figuras políticas da oposição questionaram esse silêncio. Os deputados federais Mário Frias (PL-SP) e Kim Kataguiri (União-SP) foram alguns dos que mais se destacaram. Frias criticou a ausência de críticas ao governo atual, enquanto Kataguiri compartilhou um infográfico do Poder360 mostrando a liberação recorde de recursos para a cultura pelo governo Lula. “Quer saber o motivo do silêncio dos artistas sobre os incêndios no Pantanal?”, provocou Kataguiri, sugerindo que os artistas estão calados devido aos recursos recebidos.

PUBLICIDADE

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também se manifestou, criticando os artistas por não se posicionarem contra o governo Lula. Em sua conta no Twitter, ele afirmou: “Os artistas sem talento da Rouanet não conseguem criticar Lula e Marina por tudo que está acontecendo no Pantanal e as queimadas na Amazônia”.

O senador Rogério Marinho (PL-RN) somou-se às críticas, apontando para um alegado silêncio da mídia sobre os incêndios atuais. Marinho questionou a cobertura jornalística, lembrando que, durante o governo de Jair Bolsonaro, os incêndios eram manchetes frequentes. “O Pantanal, o Cerrado e a Amazônia estão em chamas! É o padrão de gestão ambiental! Grande parte da mídia finge que não vê, enquanto no governo do presidente Jair Bolsonaro tudo era manchete”, disse Marinho.

O silêncio dos artistas e ativistas, assim como a cobertura da mídia, continuam a ser temas de discussão acalorada.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Idoso perde controle de carro após falha mecânica e atinge motociclista em Manaus

Acidente envolvendo um Ford Fiesta deixou um motociclista ferido na tarde desta terça-feira (14).

há 6 minutos

Eleições 2026

David Almeida destaca revitalização de espaços públicos e diz que quer levar modelo para todo o Amazonas

Ex-prefeito de Manaus publicou vídeo nas redes sociais relembrando obras de revitalização e afirmou que pretende expandir esse modelo.

há 23 minutos

Amazonas

Presidente do TRE-AM mantém decisão que suspende cassação do vereador Elan Alencar

Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis rejeitou recurso apresentado pela vereadora Glória Carratte e manteve os efeitos da decisão anterior.

há 36 minutos

Manaus

Vídeo mostra momento de acidente que matou motociclista de 19 anos na Zona Leste de Manaus

Câmeras de segurança registraram a colisão entre a motocicleta e um carro. Guilherme Reis morreu ainda no local.

há 1 hora

Manaus

IPTU 2026: quinta parcela vence nesta terça-feira em Manaus; veja como emitir o boleto

Contribuintes que mantiverem o imposto em dia continuam aptos a participar dos sorteios do IPTU Premiado, que distribui prêmios de até R$ 40 mil.

há 2 horas