Amazônia!

Amazônia!


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Joe Biden faz visita histórica à Manaus, sendo o primeiro presidente dos EUA em exercício a conhecer a região

O presidente democrata desembarcará em Manaus neste domingo (17).

Por Natan AMPOST

17/11/2024 às 07:18 - Atualizado em 17/11/2024 às 10:03

Neste domingo (17), Joe Biden se tornará o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a visitar a Amazônia, marcando um momento histórico nas relações bilaterais entre os EUA e o Brasil. O presidente democrata desembarcará em Manaus e deve explorar o Museu da Amazônia (Musa), situado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, em um gesto que destaca a importância global da preservação ambiental.

PUBLICIDADE

A visita ocorre poucos meses antes de Biden deixar o cargo, em janeiro de 2025, quando será sucedido por Donald Trump, eleito presidente em 2024. Segundo a Casa Branca, a viagem inclui reuniões com lideranças locais e indígenas para discutir iniciativas de conservação da floresta amazônica e seu papel crucial no combate às mudanças climáticas.

Um Marco nas Relações Históricas

Embora seja a primeira vez que um presidente americano em exercício visita a Amazônia, a região já foi cenário de outras visitas presidenciais e diplomáticas. Entre 1913 e 1914, o ex-presidente Theodore Roosevelt, após o fim de seu mandato, liderou uma expedição científica com o Marechal Cândido Rondon pelo então chamado “Rio da Dúvida”, mais tarde renomeado para “Rio Roosevelt”. Décadas depois, em 2011, Bill Clinton visitou Manaus durante o Fórum Mundial de Sustentabilidade, abordando questões ambientais. Mais recentemente, em 2018, o então vice-presidente Mike Pence esteve na cidade para conhecer um abrigo para imigrantes venezuelanos.

Agenda Estratégica

PUBLICIDADE

Além de sua passagem por Manaus, Biden participará da Cúpula dos Líderes do G20 no Rio de Janeiro, onde temas como mudanças climáticas e sustentabilidade devem dominar as discussões. No Musa, em Manaus, a visita será fechada ao público para garantir a segurança da comitiva presidencial.

A visita ocorre em um momento crítico para o futuro da floresta amazônica, que enfrenta ameaças crescentes de desmatamento e exploração ilegal. Para analistas, a presença de Biden na região reforça a mensagem de que a preservação da Amazônia é um tema de interesse global, transcendente às fronteiras nacionais.

Esta viagem histórica não apenas reforça a relevância da Amazônia no cenário global, mas também sublinha a necessidade de cooperação internacional para a conservação ambiental, em um legado que Biden busca deixar antes de encerrar sua presidência.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Eleições 2026

TSE muda regras para doações eleitorais em 2026; veja o que passa a valer nas campanhas

Novas normas simplificam doações via Pix, ampliam a transparência das contas e reforçam regras de fiscalização para candidatos.

há 11 minutos

Eleições 2026

Convenção oficializa candidaturas de Roberto Cidade ao Governo e Wilson Lima ao Senado nesta terça-feira

Federação União Progressista e Podemos realizam convenção conjunta em Manaus para homologar candidaturas majoritárias.

há 34 minutos

Polícia

Mãe de jovem morto em abordagem policial protesta e pede revogação da liberdade de PM em Manaus

Familiares realizaram manifestação nesta segunda-feira (3) e cobram Justiça pela morte de Carlos André Almeida Cardoso, de 19 anos.

há 34 minutos

Amazonas

TCE-AM julga 164 processos em sessão do Tribunal Pleno nesta terça-feira

Sessão será presidida pela conselheira Yara Amazônia Lins e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais.

há 1 hora

Política

Convenção petista que lançou chapa Omar e Alessandra teve pouco espaço para mulheres falarem: “Uma candidata teve que roubar o microfone”

Petista disse que as mulheres tiveram pouco espaço na convenção e algumas brigaram pelo microfone.

há 1 hora