Amazônia!

Amazônia!


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Marina Silva diz que incêndios no Pantanal e na Amazônia são por ‘ação humana’

A ministra destaca que o único meio de evitar o fogo é que as pessoas não queimem.

24/06/2024 às 21:11

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, responsabilizou a “ação humana” pelos incêndios no Pantanal e na Amazônia e afirmou que os criminosos devem ser punidos. As declarações ocorreram nesta segunda-feira 24, após uma reunião da “sala de situação” sobre o assunto, no Palácio do Planalto.

“Temos um esgarçamento de um problema climático que vocês viram acontecer com chuvas no Rio Grande do Sul, e que nós sabíamos que iria acontecer com seca, envolvendo a Amazônia e o Pantanal. Agora, nós temos uma ação de pessoas que usam a queima controlada do fogo”, afirmou a ministra.

PUBLICIDADE

Marina prosseguiu: “O único meio que nós teríamos de evitar (o fogo) é que as pessoas não queimem. E elas não estão conscientes ainda o suficiente para entender que combater o fogo é evitar o fogo.”

Segundo a ministra, o governo antecipou ações que adotaria em agosto e que desde o início de maio está em “pronta ação”. Ela ressaltou que a pasta decretou situação de emergência em relação ao fogo no mês de abril.

Neste momento, o ministério tem a perspectiva de receber um adicional. Atualmente, disse ela, são 175 brigadistas do Ibama e 53 do ICMBio em ação, além de 53 combatentes da Marinha e mais 250 profissionais. Segundo ela, haverá um adicional de 50 brigadistas do Ibama e de 60 da Força Nacional.

Segundo ela, o Ministério da Justiça e Segurança Pública participa das ações com um trabalho de inteligência “para que todos os criminosos que estão provocando incêndios possam ser devidamente investigados e punidos”.

PUBLICIDADE

A ministra afirmou que as práticas envolvem principalmente a renovação de pastagens e da queima controlada.

“Todos aqueles que fizerem o uso do fogo para a renovação de pastagens ou para a atividade qualquer que seja ela estará cometendo um delito”, declarou.

“Neste momento, é fundamental parar de usar fogo para qualquer coisa. E, nesse período, não tem incêndio por raio. O que está acontecendo é incêndio por ação humana”, disse.

Na sexta-feira, 28, Marina e demais ministros pretendem visitar o município de Corumbá (MS) para analisar os impactos dos incêndios. A decisão ocorreu após a reunião da “sala de situação”, que também teve a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Idoso perde controle de carro após falha mecânica e atinge motociclista em Manaus

Acidente envolvendo um Ford Fiesta deixou um motociclista ferido na tarde desta terça-feira (14).

há 1 minuto

Eleições 2026

David Almeida destaca revitalização de espaços públicos e diz que quer levar modelo para todo o Amazonas

Ex-prefeito de Manaus publicou vídeo nas redes sociais relembrando obras de revitalização e afirmou que pretende expandir esse modelo.

há 19 minutos

Manaus

Justiça dá vitória ao Portal AM POST e rejeita ação de Paula Litaiff para censurar reportagem sobre polêmica envolvendo sua dissertação

Sentença conclui que reportagem do Portal AM POST retratou fato de interesse público sem conteúdo difamatório.

há 23 minutos

Amazonas

Presidente do TRE-AM mantém decisão que suspende cassação do vereador Elan Alencar

Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis rejeitou recurso apresentado pela vereadora Glória Carratte e manteve os efeitos da decisão anterior.

há 32 minutos

Manaus

Vídeo mostra momento de acidente que matou motociclista de 19 anos na Zona Leste de Manaus

Câmeras de segurança registraram a colisão entre a motocicleta e um carro. Guilherme Reis morreu ainda no local.

há 1 hora