Marina Silva tem cargo em instituto que recebe dinheiro do Fundo Amazônia e levanta questionamentos da CPI das ONGs
O presidente da CPI chegou a classificar a relação da ministra com a ONG como “promíscua”.
- Foto: Bruno Spada
Manaus/AM- A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tem sido alvo de questionamentos por sua ligação com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o qual ela ocupa o cargo de conselheira honorária. O Ipam é uma organização não governamental criada em 1995, com foco em ações voltadas para a preservação e sustentabilidade da Amazônia e do Cerrado brasileiro e já recebeu recursos do Fundo Amazônia.
PUBLICIDADE

Veja mais sobre Marina Silva
Os senadores que compõem a CPI das ONGs afirmaram que essa conexão entre o cargo da ministra e sua associação com o Ipam pode gerar um possível conflito de interesses. Além disso, eles questionam a legalidade da atuação da ministra, levando em consideração a obrigatoriedade de dedicação exclusiva prevista em lei para ocupantes de cargos públicos.
O presidente da CPI, senador Plínio Valério, chegou a classificar a relação da ministra com o Ipam como “promíscua”. Essa afirmação levanta questões sobre a imparcialidade de Marina Silva em seu cargo como ministra do Meio Ambiente, já que sua ligação com uma organização que recebe recursos do Fundo Amazônia pode prejudicar sua atuação como autoridade máxima da pasta.
Os senadores também colocam em dúvida a legalidade da atuação da ministra, uma vez que a legislação brasileira exige dedicação exclusiva dos servidores públicos. A possibilidade de a ministra exercer um cargo simultâneo em uma organização como o Ipam, que recebe recursos públicos, pode configurar uma violação dessa lei. Portanto, a CPI das ONGs busca esclarecer se Marina Silva está desrespeitando essa norma e quais consequências isso pode trazer para a sua posição como ministra.
A ministra do Meio Ambiente ainda não se pronunciou oficialmente sobre as acusações e questionamentos relacionados ao seu vínculo com o Ipam. A expectativa é que durante as audiências da CPI das ONGs, Marina Silva possa apresentar justificativas e esclarecimentos para as questões levantadas pelos senadores, a fim de provar sua lisura e comprometimento com a preservação do meio ambiente.
Redação AM POST*
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






