Pesquisar por em AM POST

Amazônia!

Primeiro Fórum de Secretários da Amazônia Legal do ano debate transição econômica e bioeconomia

Reunião presidida pela GCF Task Force iniciou na segunda-feira (05/02), em Brasília.

  • Por AM POST

  • 06/02/2024 às 14:30

  • Leitura em dois minutos

Foto: Divulgação/Sema

Notícias da Amazônia – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participa de reuniões do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF Task Force), que iniciou na segunda-feira (05/02), em Brasília. Este é o primeiro encontro deste ano do colegiado, cujo propósito é debater a integração das pautas ambientais dos governos vinculados à Amazônia Legal.

Os temas centrais da reunião, que se estende até esta terça-feira (06/02), incluem o fortalecimento das relações institucionais com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), recursos para a transição econômica na Amazônia e a institucionalização da GCF Brasil como fórum permanente.

PUBLICIDADE

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, atuou como representante do Amazonas no encontro. “Logo nesse início de ano, tivemos vários resultados positivos, como a ampliação de acesso aos recursos para o Fundo Amazônia, o fortalecimento da relação com o MMA, em especial nos mecanismos de REDD+ e regularização fundiária, além de darmos um passo significativo na organização do nosso Fórum”, declarou.

Dentre as pautas do primeiro dia, foram discutidas oportunidades de financiamento nacional para a transição econômica na Amazônia, por meio de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como o Fundo Amazônia, que passou por ampliação de acesso aos seus recursos para restauração florestal.

Outras conversas, como incentivo à agricultura familiar, planos de bioeconomia, adaptação e gestão de emergências climáticas, fundos e instrumentos financeiros, foram debatidas na reunião.

PUBLICIDADE

Também foram apresentados os planos nacionais de Proteção e Defesa Civil (PNPDC) e Desenvolvimento Regional (PDR) aos membros do fórum. Ambos são programas pertencentes ao Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), para gestão de emergências e fomento à bioeconomia.

Diretrizes gerais para o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) em 2024, além de oportunidades de cooperação, também foram trazidas à pauta. A quinta fase do plano estabelece a meta de desmatamento zero até 2030.

PUBLICIDADE

“Estamos avançando no fortalecimento de parcerias com os principais financiadores da nossa rede. Seguimos as conversas perseguindo o sonho de uma Amazônia com menos desigualdades, próspera e conservada”, finalizou Eduardo.

Redação AM POST 

PUBLICIDADE

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank