A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

#BBB24

Assista: Isabelle Nogueira dá aula para Rodriguinho sobre termo ‘pejorativo’ que ele se referiu a ela no BBB24

Cunhã-poranga do Boi Garantido explicou o termo adequado.

Por Natan AMPOST

12/01/2024 às 11:14

O cantor Rodriguinho recebeu uma aula da amazonense Isabelle Nogueira durante a madrugada desta sexta-feira (12) por tê-la chamado de “índia” no ao vivo do BBB24.

PUBLICIDADE

Isabelle, juntamente com Beatriz e Davi, foi pré-indicada pelo pagodeiro para o segundo paredão do programa, que será formado ainda hoje. Rodriguinho se referiu a amazonense como “nossa índia, Isabelle”, gerou desconforto, e uma rápida intervenção durante a transmissão ao vivo veio do apresentador Tadeu Schmidt, que aconselhou o líder a chamar os colegas pelos nomes.

Na madrugada, a cunhã-poranga do Boi Garantido, de Parintins, explicou para o pagodeiro que o uso do termo remete a uma conotação pejorativa oriunda do período colonial. No Brasil, o termo “índio” para designar os povos originários começou a ser questionado a partir dos anos 1970, com o surgimento de forma mais sistemática de um ativismo indígena.

“O termo ‘índia’ é um termo meio que pejorativo, o mundo está compreendendo isso agora. Quando você vai falar de um indígena de fato, é indígena ou povo originário. ‘Índia’ foi quando o colonizador chegou no Brasil e quis falaram que nós parecíamos o povo da Índia”, disse a dançarina.

PUBLICIDADE

Em resposta ao esclarecimento de Isabelle, Rodriguinho demonstrou interesse em aprender e se educar sobre o assunto. Reconhecendo a importância da evolução e da reeducação, o cantor carioca afirmou que a partir daquele momento já sabia como se referir corretamente ao povo indígena.

Esse episódio no BBB24 trouxe à tona uma discussão relevante sobre o uso de termos pejorativos e a importância da conscientização sobre sua carga histórica e cultural. O termo “índia”, quando utilizado no contexto brasileiro, traz consigo uma conotação negativa devido à sua origem histórica, quando os colonizadores chegaram no Brasil e associaram o povo brasileiro ao povo indiano, sem levar em consideração a diversidade étnica e cultural presente no território.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Isabelle Nogueira se despede do item Cunhã-Poranga do Garantido e emociona o Festival de Parintins; vídeo

Despedida foi anunciada na arena durante a terceira noite do Festival de Parintins, encerrando uma trajetória de 11 anos como item individual do boi vermelho e branco.

há 3 horas

Amazonas

Marciele surge em ave gigante e encanta todos no Bumbódromo de Parintins

Cunhã do Caprichoso protagonizou uma das entradas mais impactantes da noite durante a apresentação da Lenda Amazônica “Nhaçã Hekã – Macacos Comedores de Gente”.

há 6 horas

Manaus

Idosa de 70 anos é encontrada em situação de rua e Fundação Dr. Thomas procura familiares em Manaus

Ana Maria Ribeiro Lopes está acolhida pela instituição e recebe atendimento assistencial e de saúde enquanto a Prefeitura de Manaus tenta localizar parentes ou pessoas que possam ajudá-la a reencontrar a família.

há 6 horas

Amazonas

Auto do Boi leva emoção ao Bumbódromo e reafirma tradição na última noite do Festival de Parintins

Espetáculo reuniu elementos da cultura popular, tecnologia e performances marcantes durante o encerramento das apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.

há 6 horas

Parintins

Torcida do Caprichoso transforma Largo de São Sebastião em extensão da arena de Parintins

Última noite de transmissão do Festival de Parintins reuniu centenas de azulados no Centro de Manaus, em uma celebração marcada por emoção, cultura e orgulho amazônico.

há 7 horas