Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

19 municípios do Acre decretam situação de emergência após nível do rio atingir marca de 17,84m acima do leito

O governo do Acre estima que mais de 100 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no estado.

05/03/2024 às 13:16

Foto: Marcos Vicenttti/Secom

O nível do Rio Acre voltou a subir acima da cota de transbordo e chegou à marca de 17,84 metros, na capital acriana, Rio Branco, informou nesta terça-feira (5) a Defesa Civil do estado. Até o momento, 19 dos 22 municípios estão em situação de emergência em razão da cheia nos rios. O governo do Acre estima que mais de 100 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no estado.

PUBLICIDADE

O nível do rio já supera a segunda maior marca registrada, desde que a medição começou a ser feita, em 1971. A maior cota registrada foi de 18,40 metros em 4 de março de 2015.

Nessa segunda-feira (4), uma comitiva com os ministros de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esteve no estado e visitou o município de Basiléia, um dos mais afetados pelas cheias.

Durante a visita, os ministros e o governador, Gladson Cameli, realizaram uma reunião com a participação de prefeitos dos municípios em situação de emergência e representantes da bancada federal do Acre para discutir as ações necessárias nos municípios atingidos pelas enchentes.

Na ocasião, Góes destacou a sinergia entre os governos federal, estadual e dos municípios com as equipes e disse que o governo já aprovou todos os planos de trabalho já apresentados pelos municípios, com o início da liberação das verbas já em curso.

PUBLICIDADE

“No @midregional, todos os 16 planos de ajuda humanitária dos municípios acrianos enviados ao ministério nesses últimos dias já foram aprovados. Com isso, cerca de R$ 24 milhões serão liberados para compra de água, comida, combustível, entre outros itens de primeira necessidade”, postou Góes em uma rede social.

Os ministros também visitaram os abrigos que estão no Parque de Exposições, em Rio Branco, onde 2.969 pessoas estão sendo atendidas. Segundo o governo do estado, na capital, 2052 pessoas estão desabrigadas, 1.616 desalojadas e 50 bairros foram atingidos.

“O próximo passo é a limpeza e desobstrução das áreas atingidas. Para tanto, vamos disponibilizar nossas equipes técnicas para ajudar as prefeituras na elaboração dos planos de reconstrução”, postou Góes em seu perfil na plataforma X, antigo Twitter.

Previsão do tempo

Para esta terça-feira, o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) informou que a previsão é de céu nublado a encoberto, no oeste do Acre, com chuvas a qualquer hora do dia. Já na capital e demais regiões do estado, a previsão é de céu nublado, com sol entre muitas nuvens, mormaço e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite. O fluxo de umidade segue intenso sobre o sul da Amazônia e mantém elevadas as condições de chuva em toda a região.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Eleições 2026

Omar Aziz e Eduardo Braga vão confirmar candidaturas em convenção partidária no sábado (25)

Evento em Manaus oficializará as pré-candidaturas de Omar Aziz ao Governo do Amazonas e de Eduardo Braga ao Senado.

há 2 minutos

Manaus

Varredura técnica e inquérito criminal: polícia caça responsáveis por vazamento de gás no Polo Industrial de Manaus

Ação técnica busca identificar as causas da emergência química; Corpo de Bombeiros confirma que o produto foi contido e rotina no entorno foi totalmente retomada.

há 23 minutos

Amazonas

‘Coronel do patronato’: após décadas no poder, Roberto Tadros é reconduzido a presidência da Fecomércio-AM tendo filho como vice

Nova diretoria da Fecomércio Amazonas mantém José Roberto Tadros no comando e coloca familiares em cargos de destaque.

há 28 minutos

Brasil

Convenções começam e Lula, Flávio Bolsonaro, Caiado e Zema aceleram articulações para fortalecer palanques nos estados

Partidos têm até 5 de agosto para definir candidatos; alianças estaduais são consideradas estratégicas para a disputa pela Presidência da República.

há 30 minutos

Polícia

Professor de jiu-jítsu é preso por suspeita de estuprar aluna de 14 anos na Zona Oeste de Manaus

Prisão preventiva foi cumprida pela Depca dentro da academia do investigado, no bairro Nova Esperança; crime ocorreu após o homem ir à casa da vítima no final de 2025.

há 1 hora