Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Absurdo: STF derruba leis municipais e ‘libera’ o uso de linguagem neutra nas escolas do Brasil

Decisão ignora normas de alguns estados da federação.

Por Marcia Jornalist

25/04/2025 às 07:22 - Atualizado em 25/04/2025 às 07:26

Nesta quinta-feira (24), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria no plenário virtual para anular leis municipais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais que limitavam o uso da chamada “linguagem neutra” em instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas.

PUBLICIDADE

Com essa decisão, o STF estabelece um entendimento nacional que, na prática, libera a aplicação desse tipo de linguagem em escolas e ambientes educacionais em todo o país, até que haja regulamentação a nível federal.

O relator do caso, ministro André Mendonça, acolheu os pedidos de inconstitucionalidade apresentados pela Aliança Nacional LGBTI+ e pela Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas.

Ele argumentou que a prerrogativa de legislar sobre a língua portuguesa é exclusiva da União. Sua posição foi apoiada por outros seis ministros: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Edson Fachin, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Na tese fixada por Mendonça, as normas estaduais e municipais que tentam regular o uso da língua portuguesa, no contexto educacional, ultrapassam a competência legislativa reservada ao governo federal. Essa interpretação tem sido adotada em julgamentos recentes do STF em casos semelhantes.

PUBLICIDADE

A única divergência veio do ministro Cristiano Zanin, que defendeu a autonomia dos municípios para definir o conteúdo educacional em suas redes de ensino.

Zanin argumentou que não haveria violação constitucional nas leis que asseguram o ensino da língua portuguesa conforme normas legais, especialmente as estabelecidas pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e pela reforma ortográfica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Contudo, ele considerou inadequada a parte que previa punições a professores e estudantes pelo uso de variações linguísticas. O ministro Kassio Nunes Marques acompanhou o voto divergente.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade acompanha ações do Governo Presente em Itacoatiara

Ação do Governo do Amazonas realizou consultas especializadas, entregou benefícios sociais e ampliou o acesso a políticas públicas para pessoas com deficiência.

há 3 horas

Polícia

Homem é assassinado a tiros no bairro Betânia em Manaus

Polícia investiga autoria e motivação do homicídio.

há 3 horas

Mundo

Fumaça de incêndios no Canadá ameaça final da Copa do Mundo de 2026 entre Argentina e Espanha

Qualidade do ar ficou em nível “muito insalubre” na região de Nova York e Nova Jersey, mas previsão indica melhora antes da decisão no MetLife Stadium.

há 3 horas

Brasil

Jair Bolsonaro tem visitas suspensas por 30 dias após decisão de Alexandre de Moraes

Ministro do STF endureceu medidas cautelares, proibiu visitas políticas até o fim das eleições de 2026.

há 4 horas

Política

Marcelo Ramos bate de frente com Braga e jura lutar por candidatura ao Senado

Ex-deputado afirma que sua candidatura é coletiva e diz que não pode desistir da disputa.

há 4 horas