A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Adélio Bispo aguarda laudo psiquiátrico que pode definir permanência no sistema prisional

exame foi realizado no início de novembro e integra a reavaliação periódica da medida de segurança imposta a Adélio.

Por Jonas Souza

30/12/2025 às 20:59 - Atualizado em 31/12/2025 às 09:36

Resumo rápido

Laudo psiquiátrico de Adélio Bispo, inimputável pelo atentado a Bolsonaro em 2018, encerra em dezembro via DPU. Peritos avaliam transtorno mental, periculosidade e reavaliação em presídio federal de Campo Grande (MS). Juiz decide em 2026; custódia até 2038. Cela isolada sem contato.

 

PUBLICIDADE

Notícias do Brasil  – O laudo do exame psiquiátrico de Adélio Bispo de Oliveira, autor do atentado a faca contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018, deve ser concluído ainda neste mês de dezembro. O documento será decisivo para avaliar se ele reúne condições de deixar o sistema prisional federal. Apesar disso, qualquer decisão judicial sobre uma eventual mudança em sua situação só deve ocorrer em 2026.

Leia mais: Moraes cobra explicações de Filipe Martins sobre uso do LinkedIn e ameaça decretar prisão

O exame foi realizado no início de novembro e integra a reavaliação periódica da medida de segurança imposta a Adélio, que foi considerado inimputável por incapacidade mental. Desde o atentado, ele permanece custodiado em uma penitenciária federal de segurança máxima, em Campo Grande (MS).

Os novos laudos estão sendo elaborados por peritos contratados pela Defensoria Pública da União (DPU). Para a análise, os especialistas utilizaram documentos médicos descritos na sentença de 2019, uma vez que os laudos originais não foram digitalizados, medida adotada para evitar riscos de vazamento de informações sensíveis.

PUBLICIDADE

De acordo com apuração, o laudo deverá responder a três pontos centrais definidos pelo juiz responsável pelo caso: se Adélio ainda apresenta transtorno mental que justifique a manutenção da medida de segurança; se sua condição psíquica atual representa risco para si ou para terceiros; e, caso haja persistência da periculosidade, em quanto tempo deverá ocorrer uma nova reavaliação médica.

Mesmo com a conclusão iminente do exame, a análise judicial do caso deve ficar para o próximo ano. Isso ocorre porque os juízes das execuções penais estão em recesso desde 20 de dezembro, e a situação de Adélio não é considerada urgente a ponto de justificar apreciação durante o plantão judiciário.

Conforme decisão judicial vigente, Adélio tem permanência assegurada no sistema prisional federal até, pelo menos, 2038, quando completará 60 anos. Ele não responde a ação penal, justamente por ter sido declarado inimputável.

Atualmente, Adélio ocupa uma cela individual de aproximadamente seis metros quadrados. Desde que ingressou no sistema penitenciário, não mantém contato regular com outros detentos, não participa de atividades coletivas e não lê livros. Apesar de ser classificado como preso de alta periculosidade, não há previsão de transferência para outra unidade prisional.

Entre as cinco penitenciárias federais do país, a de Campo Grande é considerada a mais preparada para lidar com internos com transtornos mentais, embora não possua estrutura plenamente adequada para esse tipo de tratamento, sendo utilizada por falta de alternativas mais seguras.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula ao atribuir crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Relatório enviado ao STF aponta indícios do crime de calúnia após publicação nas redes sociais; caso agora será analisado pela PGR.

há 18 minutos

Polícia

Quadrilha suspeita de aplicar golpes se passando por funcionários do Mercado Livre é presa em Manaus

Suspeitos utilizavam uniformes e alegavam instalar antenas gratuitas para obter dados pessoais das vítimas e realizar empréstimos em seus nomes.

há 38 minutos

Amazonas

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre chega a Parintins para o festival após problema com voo

Aeronave precisou arremeter e retornar a Manaus antes do desembarque na ilha.

há 53 minutos

Manaus

Jornalista afirma que Sidia foi denunciado por assédio a trabalhadores e cita suposto TAC com o MPT

Publicação nas redes sociais e vídeo anunciam divulgação de detalhes sobre um suposto Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

há 54 minutos

Polícia

Polícia prende dois suspeitos de tráfico durante operação de segurança no Festival de Parintins

Dupla foi flagrada por câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle.

há 1 hora

Ao Vivo