Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Advogado-geral da União tem visto revogado pelos EUA

Revogação de Jorge Messias se soma à decisão de julho, quando os EUA suspenderam os vistos do ministro do STF.

Por Hugo Guimarães

22/09/2025 às 13:02

Ministro da AGU, Jorge Messias – Foto: Reprodução

Notícias do Brasil – O governo dos Estados Unidos revogou o visto do advogado-geral da União, Jorge Messias, segundo informações da agência Reuters divulgadas nesta segunda-feira (22/9). Fontes de Washington indicam ainda que outros cinco representantes do governo brasileiro ou do Judiciário podem ter seus vistos cancelados, embora os nomes ainda não tenham sido oficialmente divulgados.

PUBLICIDADE

A medida se soma à decisão de julho, quando os EUA suspenderam os vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e de outros sete integrantes da Corte, incluindo Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também foi afetado, enquanto os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux não tiveram restrições aplicadas.

Mais cedo, o Departamento do Tesouro americano incluiu Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, nas sanções da Lei Global Magnitsky, que já atingem o ministro desde julho. A decisão ocorre poucos dias após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF.

A Advocacia-Geral da União (AGU) foi procurada para comentar a revogação do visto, mas ainda não se pronunciou.

Leia mais: EUA aplicam sanções da Lei Magnitsky contra esposa de Alexandre de Moraes

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Michelle Bolsonaro é internada em Brasília após crise de enxaqueca persistente

Ex-primeira-dama informou que está hospitalizada para realizar exames e pode não participar da convenção do PL, que deve oficializar sua candidatura ao Senado pelo Distrito Federal.

há 42 minutos

Polícia

Homem é morto a pauladas dentro de casa enquanto dormia na zona Leste de Manaus

 A esposa e os filhos dela são apontados como suspeitos e estão sendo procurados.

há 1 hora

Amazonas

Governo investe R$ 15,3 milhões em obras de pavimentação em Autazes

Programa Asfalta Amazonas contempla 13 ruas do município com serviços de recapeamento, recuperação viária e sinalização.

há 2 horas

Brasil

Empresa citada em investigação sobre Lulinha mantém contratos de R$ 55,7 milhões com o governo federal

Empresa de tecnologia é mencionada em inquérito da Polícia Federal que apura suposto tráfico de influência.

há 2 horas