Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

‘Agarrou o meu braço e travou a respiração’, lembra companheiro da vítima de peeling de Fenol

Reportagem do Fantástico exibiu imagens que mostram Henrique Chagas, vítima do procedimento estético chamado peeling de fenol.

10/06/2024 às 08:11 - Atualizado em 10/06/2024 às 10:41

Agarrou o meu braço e travou a respiração', lembra companheiro da vítima de peeling de Fenol

Agarrou o meu braço e travou a respiração’, lembra companheiro da vítima de peeling de Fenol-Foto: Reprodução/Globo

Imagens do monitoramento de segurança mostram todos os momentos em que Henrique Chagas, de 27 anos, permaneceu em uma clínica em São Paulo para realizar um procedimento estético chamado peeling de fenol. Ele morreu no dia 3, após uma reação no interior do estabelecimento e o caso é investigado pela Polícia Civil.

Reportagem do Fantástico, da Globo, exibiu imagens que mostram desde o momento em que Chagas chega ao local até a hora em que o Samu é acionado e se dirige ao estabelecimento para tentar socorrê-lo.

O procedimento realizado por Natália Becker, proprietária do estabelecimento, consiste na aplicação de um ácido no rosto. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), trata-se de uma intervenção invasiva e reações imprevisíveis ocorrem com frequência. Por isso, deve ser realizado por médico em ambiente hospitalar com monitoramento cardíaco.

PUBLICIDADE

Na sala, ele estava com Marcelo Camargo, companheiro da vítima, mas no momento de aplicação do fenol, após a raspagem da pele, o acompanhante precisou se retirar a pedido da proprietária. Após o fim do procedimento, as imagens mostram que Natália e Chagas ainda conversam. Ela chega a perguntar: “Dá uma tontura, né?”

Camargo volta à sala e começa a tirar fotos de Chagas. Pouco depois, a vítima começa a demonstrar os primeiros sinais de complicações. “Ele agarrou o meu braço, arregalou os olhos, travou a respiração e ali ele já saiu fora de si”, lembrou o companheiro.

Natália e a assistente tentaram reanimar o paciente por meio de manobras orientadas pelo Samu. Os batimentos cardíacos de Chagas também já não estavam mais sendo captados por uma aparelho usado pela dona da clínica. “Foram cenas bem fortes, eu fiquei traumatizada”, disse Natália ao Fantástico. Após a chegada do Samu, por volta das 13h30, a influencer não foi mais vista na sala.

A causa da morte de Henrique Chagas ainda é investigada pela polícia, que aguarda os exames toxicológico e anatomopatológico para saber se o uso do fenol provocou, de fato, o óbito do empresário.

Foi por meio do Instagram da clínica, que tinha mais de 230 mil seguidores, e vendo fotos que mostravam o antes e depois dos procedimentos feitos por Natália, que Chagas definiu que este seria o lugar para realizar o peeling de fenol, explicou Marcelo Camargo.

“Ele acabou se sentindo confiante de fazer com ela”, disse Camargo. Na matéria, a advogada de Natália Becker afirma que a clínica “está com todas as licenças corretas”.

PUBLICIDADE

Apesar disso, na última terça-feira, 4, a clínica da influencer foi interditada e multada pela Vigilância Sanitária Municipal por exercer procedimentos em desacordo com a legislação vigente. Segundo funcionários, o peeling de fenol era realizado corriqueiramente no local.

Relembre o caso

Chagas morreu no último dia 3, após realizar procedimento estético chamado peeling de fenol em uma clínica na capital paulista. O namorado dele disse em depoimento que Chagas queria limpar manchas na pele e vinha pesquisando havia alguns meses sobre a técnica.

Natália Becker prestou depoimento à polícia dois dias depois do caso, na última quarta, 5. Ela foi indiciada por homicídio com dolo eventual, quando não há a intenção de matar.

O marido dela, que também é sócio da clínica, disse à polícia que o peeling de fenol é um procedimento simples e que não exige exames prévios. O preparo, segundo ele, acontece no dia, com a limpeza do rosto e aplicação de anestésico antes do fenol. Por ser ácida, a substância provoca descamação da pele.

“A polícia entende, neste momento, que foi cometido o crime de homicídio doloso, não pelo fato de a autora ter tido vontade do resultado, mas por ter aceitado o risco de ter produzido a morte”, disse o delegado Eduardo Luiz Ferreira. A defesa de Natália diz que aguarda o laudo dos exames que determinarão a causa da morte do empresário.

Como o Estadão mostrou, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que o peeling de fenol em áreas extensas da face é um procedimento estético invasivo, considerado agressivo. Segundo a entidade, ele deve ser realizado por médicos dermatologistas habilitados, em ambiente hospitalar e com o paciente anestesiado, além de contar com monitoramento cardíaco. Isso porque há um risco de toxicidade e possíveis arritmias causadas pela dor intensa provocada pelo método.

Estadão Conteúdo 

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Política

Plínio Valério torrou R$ 3,1 milhões do Cotão durante o mandato; mais da metade foi destinada a serviços de apoio

As despesas variaram ao longo do mandato e atingiram o maior patamar em 2025.

há 8 minutos

Brasil

El Niño deve ganhar força e aumentar risco de seca na Amazônia e enchentes no Sul, alerta Inmet

Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia aponta 100% de probabilidade de permanência do fenômeno até 2027 e prevê impactos significativos em diferentes regiões do país.

há 40 minutos

Manaus

Presidente da Âmbar Energia é convocado para explicar, na CMM, aumento nas contas de energia em Manaus

Consumidores relatam cobranças muito acima do valor habitual, sem bandeira tarifária vermelha, e concessionária terá de explicar os critérios de faturamento na CMM.

há 1 hora

Amazonas

TRE-AM nega empréstimo de urnas eletrônicas para eleição do Boi Caprichoso

Tribunal informou que legislação eleitoral impede o uso de urnas eletrônicas em eleições não oficiais no período que antecede as Eleições Gerais.

há 1 hora

Eleições 2026

Prefeito Renato Júnior reforça aliança com David Almeida: “Sempre que falarem o meu nome, lembrem também dele”

Durante lançamento do plano de governo, prefeito de Manaus afirmou que os dois compartilham o mesmo projeto político para o Amazonas.

há 1 hora