O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

AGU recorrerá da decisão do Supremo sobre Dpvat, diz Bolsonaro

Presidente disse que respeita a Corte, mas vai questionar medida.

Por Natan AMPOST

03/01/2020 às 16:49 - Atualizado em 04/01/2020 às 15:10

Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (3) que respeita decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), mas antecipou que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, de suspender a redução dos valores a serem pagos na contratação do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat).

PUBLICIDADE

“No momento, essa questão está judicializada. A AGU vai recorrer porque está aí para defender o governo. Conversei com André Mendonça [advogado-geral da União], que vai questionar essa questão no Supremo”, disse hoje Bolsonaro ao deixar o Palácio do Alvorada.

Por meio da Medida Provisória 904/2019, editada em novembro do ano passado, o governo federal tentou, em um primeiro momento, extinguir o pagamento do Seguro Dpvat, contribuição obrigatória destinada a cobrir gastos de acidentes causados por veículos.

A MP foi então alvo da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.262, proposta pela Rede, sob o argumento de que os recursos são utilizados para proteção social de vítimas de acidentes de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS). O partido também alegou que não há urgência e relevância na matéria para justificar a edição por meio de medida provisória. Por 6 votos a 3, a maioria dos ministros do STF decidiu, no dia 19 de dezembro, suspender a MP.

PUBLICIDADE

O governo adotou o Plano B de reduzir o Dpvat, em vez de extingui-lo.O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), então, aprovou uma redução de 67,7% e de 85,4% no valor do DPVAT de 2020 para carros e motos, respectivamente.

No dia 31, em nova decisão, o ministro Dias Toffoli suspendeu também a redução dos valores a serem pagos na contratação do seguro, que tinha previsão de vigorar a partir de 1º de janeiro.

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Saiba quem era a enfermeira amiga de Juliette que foi assassinada pelo ex-namorado

O caso se soma à triste estatística de feminicídios no Brasil, onde, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de feminicídio a cada 6 horas.

há 18 minutos

Manaus

Ação do Laudo Azul do deputado Mário César Filho emite 90 diagnósticos de autismo em Manaus e reforça apoio a famílias atípicas

A iniciativa, que se consolidou como uma das principais bandeiras do mandato do parlamentar na Aleam.

há 46 minutos

Amazonas

Projeção da SSP aponta que o Amazonas tem a menor taxa de feminicídio do Brasil

O Estado poderá fechar o ano com uma taxa de 0,22 crimes dessa natureza a cada 100 mil habitantes.

há 58 minutos

Política

Eduardo Braga entra pela 13ª vez na cobiçada lista das “100 cabeças do Congresso Nacional” feita pelo DIAP

A lista destaca parlamentares que se diferenciam pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

há 60 minutos

Polícia

Homem é preso em Manaus por envolvimento na execução de empresário na véspera do Ano Novo

Suspeito teria participado do assassinato de Abraham Braga, morto com 14 tiros após ter o carro interceptado na zona centro-oeste da capital.

há 1 hora