Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Alckmin afirma que Bolsonaro é ‘um desocupado’ e que não atrapalha governo Lula

Segundo ele, as declarações do ex-mandatário não chegam prejudicar o governo pois sua postura é apenas “descompromissada com as coisas”.

24/01/2024 às 18:50 - Atualizado em 24/01/2024 às 18:51

Foto: Hugo Barreto

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), declarou nesta quarta-feira, 24, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é “um desocupado”. De acordo com Alckmin, as afirmações do ex-mandatário não chegam a atrapalhar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pois sua postura é apenas “descompromissada com as coisas”.

“Não é que ele atrapalha o governo, é uma coisa meio panfletária, descompromissada com as coisas, fake news, e advoga uma tese quase incivilizatória. Quem não é democrata não deve participar da eleição”, afirmou Alckmin em entrevista ao portal UOL.

PUBLICIDADE

Na entrevista, Alckmin também analisou o cenário eleitoral da capital paulista. Lula está engajado na disputa à Prefeitura de São Paulo. A eleição, segundo o presidente, será de “confrontação direta” entre ele e Jair Bolsonaro, numa polarização representada pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), apoiado pelo petista, e pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), que vem se aproximando de Bolsonaro nos últimos meses.

Em um acordo que remonta a 2022, Lula estará no palanque de Guilherme Boulos. O vice-presidente Geraldo Alckmin, por sua vez, é entusiasta da pré-campanha da deputada federal Tabata Amaral, sua correligionária.

Indagado sobre a distribuição das alianças no pleito, o vice minimizou o fator federal nas disputas pelas prefeituras. Os desafios locais, de acordo com Alckmin, têm mais peso para o eleitor na tomada de decisão. Além disso, cada partido tem autonomia para desenvolver seus apoios, disse o vice.

“Eleição municipal é local. Claro que tem o aval, o apoio de alguém, uma recomendação, uma ajuda, mas não é o fator decisivo”, disse Alckmin. “O PT é um partido, o PSB é outro, e o PSB tem uma jovem de grande valor, a Tabata Amaral.”

PUBLICIDADE

Alckmin não acredita em ‘vaga garantida’

Ao contrário de Alckmin, o ministro Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), também filiado ao PSB, acredita que o apoio de Lula confere a Boulos “vaga garantida” no segundo turno da eleição. França esteve na terça-feira, 23, no mesmo programa que Alckmin participou nesta quarta.

Relembrado a declaração, Alckmin discordou do correligionário, afirmando que “a eleição nem começou” e o cenário ainda é incipiente. “O Márcio (França) é craque, em matéria de política é professor, mas eu não diria que o Boulos já está garantido. Mas é o favorito (para uma vaga no segundo turno)”, disse o vice-presidente.

Datena e Marta ajudam as chapas

Quanto aos arranjos para a composição das chapas, que movimentam a eleição paulistana neste momento, Alckmin elogiou a “empatia popular” de José Luiz Datena, afirmando que o apresentador de televisão “é uma grande liderança” e ajudaria o projeto do PSB.

“É uma decisão que passa muito por ele”, disse Alckmin, confirmando o que a própria Tabata Amaral afirmou ao Estadão na semana passada. Além de reiterar que Datena “agrega” na chapa, a pré-candidata confirmou que o posicionamento do apresentador sobre ser vice ou não só sairá no meio do ano, período das convenções partidárias.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

PL pede quebra de sigilo de Marcola para investigar possível vazamento de informações a Lula

Pedido enviado ao STF também inclui busca e apreensão de celulares, computadores e documentos do ex-chefe de gabinete do presidente.

há 13 minutos

Brasil

Dino manda PF investigar emendas Pix de Alfredo Gaspar citadas em auditoria do TCU

Ministro do STF encaminhou à Polícia Federal relatório que aponta falhas na execução de três emendas destinadas por Alfredo Gaspar.

há 40 minutos

Política

Traição a Bolsonaro: Escolha de Alessandro Bronze como suplente faz Alberto Neto abandonar plano da Direita de impeachmar ministros do STF

Críticos afirmam que a escolha do suplente contraria a estratégia defendida por Bolsonaro para o Senado.

há 41 minutos

Polícia

‘Faliu a boca’: operação apreende meia tonelada de drogas no fundo falso de carreta em Parintins

Carga de drogas foi localizada na estrutura metálica do veículo após denúncia; prejuízo ao crime organizado é estimado em R$ 10 milhões.

há 42 minutos