A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Alcolumbre reage à decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment de ministros do STF e fala em “grave ofensa constitucional”

Alcolumbre defendeu reciprocidade entre os Poderes e cobrou que o STF respeite o papel constitucional do Congresso.

Por Jonas Souza

03/12/2025 às 16:15 - Atualizado em 03/12/2025 às 19:46

Notícias do Brasil  – O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), criticou nesta quarta-feira (3/12) a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que restringe exclusivamente à Procuradoria-Geral da República (PGR) a prerrogativa de apresentar pedidos de impeachment contra ministros da Corte.

PUBLICIDADE

Leia mais: Bolsonaro volta a pressionar STF por liberação de fisioterapeuta na PF

Segundo Alcolumbre, a determinação — proferida de forma monocrática — causa “preocupação” ao Legislativo e representa um possível conflito entre os Poderes. “Manifesto às senadoras e senadores que esta Presidência recebe, com preocupação, o conteúdo da decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes”, declarou.

Para o senador, qualquer mudança no rito de impeachment de ministros do STF só poderia ocorrer por meio de alteração legislativa, e não por decisão judicial. “Somente uma alteração legislativa seria capaz de rever conceitos puramente legais, sob pena de grave ofensa constitucional à separação dos Poderes”, afirmou.

Cobrança por respeito às prerrogativas do Legislativo

Alcolumbre defendeu reciprocidade entre os Poderes e cobrou que o STF respeite o papel constitucional do Congresso. Ele destacou que decisões monocráticas não deveriam se sobrepor a normas aprovadas pelo Parlamento e sancionadas pelo Executivo.

“Não é razoável que uma lei votada em duas Casas Legislativas e sancionada pelo Presidente da República seja revista pela decisão de um único ministro. Para tanto, deve ser exigível a decisão colegiada da Corte”, afirmou, em referência à PEC das decisões monocráticas, aprovada pelo Senado e em análise na Câmara.

PUBLICIDADE

O que decidiu Gilmar Mendes

Na decisão, Gilmar Mendes determinou que:

  • apenas a PGR pode apresentar pedidos de impeachment de ministros do STF;

  • o Senado só poderá abrir processo de afastamento com maioria qualificada de dois terços dos votos (54 dos 81 senadores);

  • diversos dispositivos da Lei do Impeachment (Lei 1.079/1950) estão sendo revistos nas ADPFs 1.259 e 1.260, apresentadas pelo Solidariedade e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Para o ministro, o modelo atual fragiliza garantias da magistratura, como vitaliciedade e autonomia do Poder Judiciário.

O tema será analisado pelo plenário do STF entre os dias 12 e 19 de dezembro, quando todos os ministros votarão sobre a validade da decisão.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Esporte

Brasil aguarda Noruega ou Costa do Marfim nas oitavas da Copa; conheça os possíveis adversários

Seleção Brasileira volta a campo no próximo domingo (5) e enfrentará o vencedor do duelo entre Noruega e Costa do Marfim por uma vaga nas quartas de final.

há 5 minutos

Manaus

Vai faltar luz: Veja quais bairros ficarão sem energia nesta quarta em Manaus

Interrupções no fornecimento de energia ocorrerão ao longo do dia para serviços de manutenção e melhorias na rede elétrica em seis bairros da capital amazonense.

há 11 minutos

Esporte

FIFA atualiza ranking dos melhores jogadores após fase de grupos; veja quem lidera

Entidade divulgou a primeira atualização do Power Ranking da Copa do Mundo de 2026, dividindo os atletas entre ataque, defesa e criatividade.

há 31 minutos

Brasil

Michelle Bolsonaro deixa de seguir Eduardo, Carlos e Jair Renan em meio à crise na família Bolsonaro

Ex-primeira-dama deixou de acompanhar três enteados nas redes sociais. Flávio Bolsonaro, no entanto, continua sendo seguido por Michelle.

há 35 minutos

Parintins

Festa no curral do Caprichoso termina em briga generalizada entre torcedores em Parintins

Confusão aconteceu no Curral Zeca Xibelão logo após a divulgação da vitória do boi. Briga generalizada interrompeu a programação e mobilizou a polícia.

há 57 minutos