Pesquisar por em AM POST

Brasil

Aliados identificam sinais de Bolsonaro para ruptura institucional

Presidente deu três sinais que fazem aliados manterem expectativa de que ele prepara último movimento para ruptura institucional.

  • Por AM POST

  • 22/12/2022 às 11:17

  • Leitura em 1 minuto

Redação AM POST

Aliados do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) citam três sinais que o presidente teria dado para manter a expectativa de ruptura institucional.

PUBLICIDADE

De acordo com eles o primeiro foi não ter reconhecido publicamente a vitória de Lula (PT) nas eleições 2022; o segundo é ter dito a manifestantes bolsonaristas que “quem decide para onde vão as Forças Armadas são vocês”; e o terceiro é a publicação, no Diário Oficial, de portaria normativa que dá a órgão do Ministério da Defesa atribuição para “fixar interpretação da Constituição Federal”.

Embora tal portaria já tenha sido publicada em relação a outras pastas, aliados de Bolsonaro acreditam que a oficialização agora, na Defesa, buscaria tentativa de respaldo jurídico caso o presidente recorra ao artigo 142 para acionar as Forças Armadas.

Nos últimos dias, Bolsonaro voltou a cogitar invocar o artigo 142 da Constituição, que faz uso das Forças Armadas. Alguns bolsonaristas, contudo, avaliam que o presidente tem mantido a expectativa de manifestantes sem que tenha a real intenção de correspondê-la.

PUBLICIDADE

O deputado federal Otoni de Paula, aliado de Bolsonaro, estimulou manifestantes acampados na porta de quartéis a voltarem para casa. Disse também que o silêncio do presidente “beira a covardia“.

*Com informações do Metrópoles

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista
blank

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

- Jorge Tertuliano

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank