A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

“Ambiente familiar é mais adequado”, diz Gonet ao defender domiciliar para Bolsonaro

Ex-presidente está internado em Brasília, e decisão final sobre o pedido caberá ao STF.

Por Beatriz Silveira

23/03/2026 às 18:40 - Atualizado em 24/03/2026 às 16:07

Resumo

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou a favor da prisão domiciliar humanitária para Jair Bolsonaro, apontando a necessidade de cuidados médicos contínuos. O ex-presidente está internado em Brasília, e o caso segue sob análise do STF.

Notícias do Brasil – O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, apresentou parecer favorável ao pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para que o ex-presidente cumpra prisão domiciliar humanitária. A manifestação foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento, Gonet destacou que o estado de saúde de Bolsonaro exige atenção constante, o que, segundo ele, seria mais adequado de ser garantido fora do sistema prisional.

Saúde do ex-presidente foi determinante

De acordo com o parecer, a condição clínica de Jair Bolsonaro demanda acompanhamento contínuo, algo que, na avaliação do procurador-geral, não pode ser plenamente assegurado no ambiente prisional.

Gonet ressaltou ainda que é responsabilidade do poder público garantir a integridade física e moral de pessoas sob sua custódia. Nesse sentido, afirmou que o ambiente familiar seria mais apropriado para assegurar os cuidados necessários ao ex-presidente.

O procurador também mencionou a necessidade de monitoramento em tempo integral do quadro de saúde, reforçando o argumento para a concessão da prisão domiciliar.

Pedido será analisado pelo STF

Apesar do posicionamento favorável, o parecer não tem caráter decisório. A análise final caberá ao Supremo Tribunal Federal, que avaliará o pedido da defesa.

Gonet pontuou que a eventual concessão da prisão domiciliar não impede reavaliações periódicas do estado de saúde, nem dispensa a adoção de medidas de segurança para garantir o cumprimento da pena.

Leia também: Preço da gasolina dispara novamente em Manaus e chega a R$ 7,59

Bolsonaro segue internado em Brasília

Jair Bolsonaro está internado desde o dia 13 de março no Hospital DF Star, em Brasília, com diagnóstico de broncopneumonia. O ministro Alexandre de Moraes solicitou o parecer da Procuradoria-Geral da República após pedido da defesa do ex-presidente.

Além disso, Moraes também determinou a análise de um relatório médico encaminhado pelo hospital, que segue sob sigilo.

Defesa busca mudança no regime de cumprimento da pena

Os advogados do ex-presidente pediram a reconsideração de uma decisão anterior, datada de 4 de março e já referendada pela Primeira Turma do STF.

Segundo informações médicas, Bolsonaro apresentou melhora no quadro de saúde, mas ainda precisa permanecer internado. A equipe médica defende que ele deixe a unidade prisional onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses e passe a cumprir a pena em regime domiciliar.

Também foi registrado que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se reuniu com o ministro Alexandre de Moraes para tratar do tema.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Mundo

Sequência de terremotos atinge Venezuela, Japão e Califórnia em menos de 36 horas e acende alerta mundial

Abalos sísmicos registrados em diferentes continentes chamaram a atenção pela intensidade e reforçaram o monitoramento.

há 5 horas

Amazonas

Marciele Albuquerque encanta o Bumbódromo com performance inspirada nas onças na 2ª noite do Festival de Parintins

Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso emocionou o público ao interpretar a força da onça-pintada e da onça-preta ao som da toada “Cunhã Tribal”.

há 6 horas

Brasil

Nova parcela do Pé-de-Meia será paga a partir de segunda-feira (29); veja quem tem direito

Pagamento da quarta parcela será feito entre 29 de junho e 6 de julho para alunos que mantiveram frequência mínima de 80% nas aulas.

há 6 horas

Amazonas

Valentina Cid emociona o Bumbódromo ao se transformar em beija-flor ao som de ‘Rostinho de Anjo’ em Parintins

Sinhazinha da Fazenda do Boi Caprichoso encantou o público com uma apresentação inspirada na fauna amazônica durante a segunda noite.

há 6 horas

Mundo

Trump ameaça Irã e diz que país pode “deixar de existir” após novos ataques dos EUA

Presidente norte-americano afirmou que poderá ampliar a ofensiva militar caso o Irã continue violando o acordo de cessar-fogo.

há 6 horas