A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Anatel ampliará uso do 0303 para reduzir telefonemas indesejáveis

Empresas que efetuem mais de 10 mil chamadas diárias deverão adotar o prefixo. Antes, a regra valia apenas para empresas de telemarketing.

12/09/2024 às 06:00

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu que toda e qualquer empresa que realize mais de 10 mil chamadas telefônicas por dia estarão obrigadas a usar o prefixo 0303, o que até agora só valia para empresas de telemarketing. A medida começa a valer em 5 de janeiro de 2025 e todas as empresas responsáveis por grandes volumes de ligações deverão adotar o prefixo, independentemente do motivo da chamada – aquelas que não se enquadrarem terão suas chamadas bloqueadas

PUBLICIDADE

A justificativa da agência é a de permitir ao consumidor identificar o tipo de chamada já no visor do telefone para decidir se atende ou não, já que, muitas vezes, se trata de uma ligação indesejada.

A norma consta de um ato publicado pelo órgão federal no dia 4 deste mês. Um dos diferenciais da nova regra é que ela também enquadra chamadas originadas de telefones celulares e não apenas dos telefones fixos.

A medida estabelece que as empresas de telecomunicações deverão monitorar e identificar os responsáveis por originar 10 mil chamadas diárias ou mais. As empresas terão 60 dias para atualizar suas informações e incluir o prefixo. Quem não cumprir o prazo, terá o serviço bloqueado. A partir da regularização, a fiscalização por parte da agência será mensal.

O emprego do 0303 começou em 2022 e, desde então, mais de 3 mil empresas que fazem telemarketing ativo, caracterizado pela oferta de produtos e serviços, passaram a utilizar o prefixo. Segundo a agência, desde a adoção da medida, o número das chamadas indesejadas caiu drasticamente – o uso do prefixo barrou o imenso volume de ligações originadas por empresas que se valiam do anonimato para entrar em contato com as pessoas, afirma a Anatel.

Alternativa

PUBLICIDADE

O ato publicado pela Anatel prevê uma alternativa às empresas que não queiram usar o prefixo 0303. Ele consiste na adesão ao Origem Verificada. Ainda em testes, o sistema é capaz de identificar chamadas desconhecidas, exibindo na tela o nome e a logomarca de quem originou a ligação.

O objetivo é, entre outros, combater o chamado “golpe do 0800”, no qual criminosos se passam por falsas centrais de atendimento de bancos para extorquir vítimas.

Segundo a Anatel, essa funcionalidade vem conquistando adesão progressiva das empresas e fabricantes de aparelhos de telefone celular. Isso ocorre porque os aparelhos precisam ser adaptados para incluir essa função.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

MPAM aponta avanços e identifica desafios durante fiscalização em hospital de Eirunepé

Inspeção avaliou estrutura, atendimento e documentação do Hospital Regional Vinícius Conrado; melhorias foram reconhecidas, mas ajustes ainda são necessários.

há 2 minutos

Polícia

Polícia Federal inicia Operação Parintins 2026 para reforçar segurança durante o festival

Ação vai atuar no combate ao tráfico, exploração sexual e fiscalização durante o evento em Parintins.

há 9 minutos

Manaus

Saiba quem era o homem que morreu após passar mal durante corrida na Lagoa do Japiim, em Manaus

Adeilson José de Lima praticava atividade física quando sofreu um mal-estar e não resistiu.

há 19 minutos

Concurso Público

Roberto Cidade anuncia concurso para a Seduc, data-base de 4,14% e reforma de mais 100 escolas no Amazonas

Governador também confirmou pagamento da data-base, distribuição de fardamento escolar e realização do concurso ainda este ano.

há 22 minutos

Amazonas

Duodécimo: Aleam aprova na LDO de 2027 aumento de R$ 38 milhões no orçamento do MPAM

Aumento do duodécimo na LDO de 2027 deve reforçar a estrutura do Ministério Público do Amazonas, ampliar serviços no interior e viabilizar novos núcleos especializados.

há 35 minutos