A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Aneel empata votação sobre conversão de contratos de usinas vendidas pela Eletrobras para empresa dos irmãos Batista

Em junho, essas usinas estavam no portfólio de termoelétricas da Eletrobras que entraram no acordo de venda para a Âmbar Energia.

27/09/2024 às 19:14

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ficou com votação empatada nesta sexta-feira, 27, em processo sobre conversão de contratos de termelétricas no Norte, que beneficiariam a Amazonas Energia. Na prática, haveria a mudança de conta que será utilizada para pagar pelo uso das térmicas – que em junho fizeram parte do portfólio de venda da Eletrobras para a Âmbar Energia, do grupo J&F, pertencente aos irmãos Wesley e Joesley Batista.

PUBLICIDADE

A conversão contratual é entendida como necessária para sustentar a concessionária de energia no Amazonas. Na lista, estão as Usinas Termoelétricas (UTEs) Ponta Negra, Manauara, Cristiano Rocha, Tambaqui e Jaraqui e Aparecida.

Até então, esses contratos estão sendo bancados pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e, pela proposta, ficariam na cobertura da Conta de Energia de Reserva (Coner). Esta última é custeada entre consumidores livres e regulados, já a CCC, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) é “majoritariamente” custeada pelos consumidores regulados das distribuidoras.

Em junho, essas usinas estavam no portfólio de termoelétricas da Eletrobras que entraram no acordo de venda para a Âmbar Energia. O negócio envolveu a aquisição de 12 usinas a gás natural em operação e um projeto para implantação de uma usina termoelétrica a gás natural em Manaus (AM).

A Âmbar Energia apresentou plano para assumir o controle societário da Amazonas Energia – indeferido pela área técnica da Aneel. A diretoria empatou nesta votação, também nesta sexta-feira. A Âmbar apresentou um novo plano, que ainda será avaliado.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

Homem morre após passar mal durante caminhada na Lagoa do Japiim em Manaus

Vítima recebeu atendimento do Samu, mas morreu ainda no local antes de ser encaminhada a uma unidade hospitalar.

há 4 minutos

Amazonas

Cubanos superam venezuelanos e lideram pedidos de refúgio no Brasil pela primeira vez

Levantamento aponta crescimento acelerado das solicitações de cidadãos cubanos e revela mudanças no cenário migratório brasileiro.

há 5 minutos

Manaus

Governador Roberto Cidade inaugura nova ponte na Cidade Nova e amplia integração viária em Manaus

Estrutura de concreto armado liga núcleos do bairro e faz parte de programa estadual que prevê novas conexões viárias na capital.

há 17 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026 ganha vitrine internacional no Aeroporto de Manaus com exposição, lounge e experiências

Os figurinos expostos reproduzem alguns dos personagens mais emblemáticos do Festival de Parintins. 

há 34 minutos

Brasil

Sikêra Jr rebate críticas durante podcast e sai em defesa de Bolsonaro em debate sobre lealdade política

Apresentador protagonizou momento de tensão durante entrevista ao Iron Talks ao defender que líderes políticos devem assumir consequências.

há 48 minutos