A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Anielle Franco sobre importunação sexual de Silvio Almeida: ‘Foi escalando para desrespeito’

A ministra concedeu entrevista ao Fantástico em que detalhou a denúncia.

07/10/2024 às 14:47

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, concedeu neste domingo, 6, uma entrevista ao Fantástico em que detalhou a denúncia de importunação sexual que levou à demissão de Silvio Almeida, ex-titular da pasta de Direitos Humanos. Anielle prestou depoimento à Polícia Federal sobre o caso no dia 1º de outubro. Almeida nega as acusações.

Durante a entrevista, a ministra se emocionou e explicou as razões que a levaram a não tornar público, de imediato, o episódio de importunação sexual. Segundo Anielle, relembrar o caso a deixava “culpada, insegura e vulnerável”.

PUBLICIDADE

“Nenhuma situação de violência é fácil, né? Ainda mais para quem vive, para quem está ao redor. No primeiro momento, eu optei pelo silêncio. A exposição indevida faz com que a gente repense, pense. Então, tem uns estágios ali que fazem você se sentir culpada, insegura, vulnerável, e eu decidi que falaria primeiro nas instâncias devidas”, disse Anielle Franco.

Ao Fantástico, Anielle afirmou que, antes de trabalharem juntos no governo federal, nunca havia tido contato próximo com Silvio Almeida e que, mesmo em Brasília, não desenvolveram “nenhum tipo de intimidade” para dar “qualquer tipo de condição para ele fazer o que ele fez”. A ministra disse que passou a perceber algo de errado no relacionamento do ministro com ela ao “sentir maldade” em atitudes e momentos específicos, além de “intenções desrespeitosas”.

“A gente também nunca teve nenhum tipo de intimidade para que eu desse qualquer tipo de condição para ele fazer o que ele fez. Nenhuma”, disse a ministra. “A gente sabe quando a pessoa vem de uma maneira ingênua ou de uma maneira respeitosa, ou não.”

Segundo a ministra, os assédios foram escalonando ao longo de um período de “alguns meses”. “Durou alguns meses, assim, mais de ano, na verdade. Começa com falas e cantadas mal postas, eu diria. E vai escalando para um desrespeito pelo qual eu também não esperava. Até situações que mulher nenhuma precisa passar, merece passar ou deveria passar.”

PUBLICIDADE

Questionada pela jornalista Sônia Bridi se teria havido toque de Silvio Almeida em Anielle por baixo de uma mesa durante uma reunião, a ministra respondeu: “É. Desculpa, gente”. A reunião foi no dia 16 de maio de 2023.

“Nenhuma violência cometida por um indivíduo pode resumir ou diminuir a luta e a conquista do movimento negro. Uma luta que é histórica, uma luta que é de resistência. Assédio é assédio, violência é violência, importunação é importunação. Isso precisa ser combatido, independente de quem faça, independente de questão social ou racial. Isso precisa ser combatido. Isso não é tolerável. Não pode ser”, disse Anielle.

Relembre o caso

A denúncia contra Silvio Almeida foi divulgada pela organização Me Too Brasil, que luta contra o abuso de mulheres. A entidade divulgou um comunicado no dia 5 de setembro confirmando o teor de uma reportagem do site Metrópoles sobre as acusações de assédio moral e sexual contra então ministro. No dia seguinte, Almeida foi demitido do cargo de ministro dos Direitos Humanos e Cidadania pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-ministro nega as acusações, qualificando-as como “mentiras e falsidades” e “ilações absurdas”. “Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim. Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país”, reagiu ele, em nota, no dia em que a denúncia veio à tona. “Toda e qualquer denúncia deve ter materialidade. Entretanto, o que percebo são ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro”, completou.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Mulher denuncia motos em vagas para autistas no DB Ponta Negra em Manaus; veja vídeo

Imagens mostram motocicletas ocupando espaços reservados para pessoas com TEA e responsáveis; caso gerou indignação nas redes sociais.

há 23 minutos

Festival de Parintins

Festival de Parintins 2026: crianças menores de 10 anos estão proibidas de acessar arquibancadas das galeras

Portaria da Justiça estabelece regras para entrada e permanência de crianças e adolescentes no Bumbódromo e eventos oficiais do festival

há 49 minutos

Eleições 2026

Pesquisa Direto ao Ponto aponta queda de Omar Aziz e Maria do Carmo na disputa pelo governo do Amazonas

Levantamento mostra redução significativa dos dois líderes de março.

há 1 hora

Festival de Parintins

Jurados do Festival de Parintins 2026 chegam à ilha na quarta-feira para cumprir programação preparatória

Comissão responsável pela avaliação dos bois Caprichoso e Garantido terá agenda de visitas, reuniões e apresentação dos temas antes do início da disputa

há 1 hora

Política

Censura à imprensa: Juiz Diógenes Vidal condena portal por reportagem sobre Omar Aziz

Sentença determina indenização e retratação por publicações sobre a Cidade Universitária, projeto que consumiu mais de R$ 50 milhões e nunca foi concluído.

há 2 horas