Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Anvisa adia julgamento de recurso da Ypê sobre suspensão de produtos

Análise do pedido da empresa foi remarcada para sexta-feira (15); agência mantém alerta contra uso de lotes com final 1

Por Arquipo Goes

14/05/2026 às 07:32 - Atualizado em 13/06/2026 às 10:46

Imagem ilustrativa relacionada à Anvisa e Ypê

FOTO: Reprodução

Resumo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou a análise do recurso apresentado pela Ypê contra a suspensão de fabricação, comercialização e uso de alguns produtos da marca. A decisão seria discutida nesta quarta-feira (13), mas foi retirada da pauta e remarcada para sexta-feira (15). Enquanto isso, a agência mantém a recomendação para que consumidores não utilizem produtos dos lotes terminados em 1, após a identificação de irregularidades sanitárias e presença de bactéria em itens fabricados pela empresa.

Notícias do Brasil – A diretoria da Anvisa decidiu retirar da pauta desta quarta-feira a votação do recurso apresentado pela Química Amparo, fabricante da marca Ypê. O pedido questiona a decisão que suspendeu a fabricação, distribuição e venda de determinados produtos da empresa após fiscalização sanitária.

PUBLICIDADE

Segundo o diretor-presidente da agência, Leandro Safatle, a análise foi adiada porque a empresa ainda está apresentando medidas corretivas relacionadas às irregularidades encontradas na unidade fabril.

Leia também: Anvisa manda recolher produtos da Ypê após risco de contaminação microbiológica

Fiscalização encontrou dezenas de irregularidades

De acordo com a Anvisa, uma inspeção realizada em abril identificou 76 irregularidades na fábrica da empresa, localizada em Amparo, no interior de São Paulo.

Entre os problemas apontados estão falhas em processos de controle de qualidade, produção e garantia sanitária. A fiscalização também encontrou a bactéria Pseudomonas aeruginosa em mais de 100 lotes de produtos.

O micro-organismo é resistente a antibióticos e pode causar infecções graves, principalmente em pessoas imunossuprimidas ou com doenças respiratórias crônicas.

Agência mantém alerta aos consumidores

Mesmo com o recurso apresentado pela empresa, a Anvisa reforçou que consumidores devem evitar o uso dos produtos pertencentes aos lotes terminados em número 1.

PUBLICIDADE

A recomendação segue válida até que a situação seja totalmente esclarecida e as medidas sanitárias sejam concluídas.

Empresa diz colaborar com autoridades

Em nota, a Ypê informou que está trabalhando junto à Anvisa para solucionar as pendências identificadas durante as inspeções.

Segundo a empresa, um plano de ação com medidas corretivas foi apresentado aos diretores da agência, incluindo laudos técnicos e análises microbiológicas relacionadas ao processo de fabricação.

A fabricante também afirmou que decidiu manter suspensa a produção dos itens afetados até a conclusão das adequações exigidas pelos órgãos de vigilância sanitária.

Produtos afetados

A lista divulgada pela Anvisa inclui detergentes, lava-louças, desinfetantes e sabões líquidos da marca Ypê e da linha Tixan Ypê com lotes terminados em número 1.

Entre os produtos citados estão:

  • Lava Louças Ypê;
  • Lava Louças Ypê Green;
  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê;
  • Lava Roupas Ypê Premium;
  • Desinfetante Bak Ypê;
  • Desinfetante Pinho Ypê;
  • Desinfetantes Atol.

A nova análise do recurso está prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (15).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Argentina vence a Suíça na prorrogação e avança à semifinal da Copa do Mundo de 2026

Seleção argentina derrotou os suíços por 3 a 1 em Kansas e segue na luta pelo bicampeonato mundial.

há 21 minutos

Brasil

Resultado da Mega-Sena 3030: confira as dezenas sorteadas neste sábado (11)

Caixa Econômica Federal realizou o concurso 3030 da Mega-Sena com prêmio estimado em R$ 20 milhões.

há 45 minutos

Polícia

Homem é encontrado morto após ataque com arma branca no Centro de Manaus

Vítima ainda não foi identificada; crime ocorreu na madrugada deste sábado (11) na avenida Getúlio Vargas.

há 1 hora

Mundo

Número de mortos em terremotos na Venezuela subiu para 4.333

Número de vítimas voltou a subir, enquanto operações de busca continuam e governo prepara entrega das primeiras casas para famílias afetadas.

há 2 horas