Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV

Sunlenca (lenacapavir) se torna nova ferramenta para PrEP.

13/01/2026 às 09:05

 

PUBLICIDADE

Resumo

A Anvisa aprovou o uso do medicamento Sunlenca para a prevenção do HIV como PrEP. O fármaco se destaca pela alta eficácia e pela possibilidade de aplicação semestral, o que pode facilitar a adesão ao tratamento por pessoas em situação de risco.

Notícias do Brasil – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, nesta segunda-feira (12), o uso do medicamento Sunlenca, à base de lenacapavir, para a prevenção do HIV-1 como profilaxia pré-exposição. O remédio representa um avanço importante na estratégia de combate ao vírus, principalmente por oferecer uma alternativa ao uso diário de comprimidos.

Além da apresentação oral, o Sunlenca está disponível na forma de injeção subcutânea, que precisa ser administrada apenas uma vez a cada seis meses. Esse formato reduz a necessidade de doses frequentes e pode aumentar a adesão ao tratamento preventivo.

A indicação do medicamento é voltada para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos, que estejam sob risco de contrair o HIV. Antes do início do uso, é obrigatório realizar um teste com resultado negativo para HIV-1.

PUBLICIDADE

Estudos clínicos apresentados à agência reguladora demonstraram resultados expressivos. O Sunlenca alcançou 100% de eficácia na redução da incidência do HIV-1 em mulheres cisgênero, além de 96% de eficácia em comparação com a incidência de base do vírus e 89% de superioridade em relação à PrEP oral diária. O regime de injeções semestrais também apresentou melhor adesão e persistência quando comparado a esquemas diários.

O lenacapavir é considerado um antirretroviral inovador, atuando como inibidor de múltiplas etapas do capsídeo do HIV-1. Essa ação impede a replicação do vírus e compromete processos essenciais, como a transcrição reversa, necessária para que o HIV utilize as células do hospedeiro para se multiplicar.

Apesar da aprovação, o medicamento ainda depende da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. A possível incorporação ao Sistema Único de Saúde será analisada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

LEIA MAIS: Adolescente infectada com HIV pelo padrasto no AM diz que nunca foi feliz na vida porque sempre foi abusada

A profilaxia pré-exposição é considerada uma estratégia fundamental na prevenção do HIV e integra a chamada prevenção combinada, que envolve testagem regular, uso de preservativos, tratamento antirretroviral, profilaxia pós-exposição e cuidados específicos para gestantes. O lenacapavir já havia sido recomendado pela Organização Mundial da Saúde em julho de 2025 como uma das principais alternativas preventivas contra o HIV, ficando atrás apenas de uma vacina, que ainda não existe.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Política

“Aleam não será puxadinho do governo”, afirma Adjuto Afonso após ser eleito presidente da Assembleia

Novo presidente da Aleam diz que comandará a Casa com independência e garante que o foco será representar a população do Amazonas.

há 12 minutos

Manaus

Motociclista morre após acidente na Avenida Mário Ypiranga em Manaus

Paulo Cesar Batista Martins, de 28 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

há 23 minutos

Eleições 2026

Marcelo Ramos insiste em defender Lula e o PT mesmo após ter candidatura ao Senado barrada a pedido de Braga

Mesmo após afirmar que o PT retirou sua pré-candidatura ao Senado para atender a uma articulação política de Eduardo Braga.

há 29 minutos

Política

Deputado Adjuto Afonso é eleito novo presidente da Aleam

Deputado do União Brasil recebeu apoio da maioria dos parlamentares e comandará a Assembleia Legislativa do Amazonas até janeiro de 2027.

há 46 minutos

Amazonas

Verão amazônico e vazante aumenta risco de malária em Manaus e Semsa faz alerta

Prefeitura orienta moradores e visitantes a reforçarem os cuidados em balneários, igarapés e áreas rurais.

há 56 minutos